Projeto Alfabetização sem Fronteiras alinha ações com entidades parceiras da Semec

Técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semec), representantes da Cáritas, Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Secretaria Estadual da Assistência Social (Sasc) e educadores do projeto Warao estiveram reunidos no Centro de Formação Odilon Nunes (Cefor), na zona Norte de Teresina, para alinhamento das ações do ano de 2024 do Projeto Alfabetização Sem Fronteiras.

O projeto traz propostas de inserção das crianças venezuelanas da etnia Warao em idade regular nas escolas municipais mais próximas dos abrigos. Também inclui educação trilíngue (línguas portuguesa, espanhola e indígena) para jovens e adultos.

Foram analisados o início do projeto com o início do ano letivo 2024, o funcionamento das escolas e reafirmação das parcerias entre as entidades para a continuidade do projeto. De acordo com Daniela Fontenele, do apoio técnico da gerência de Ensino da Semec, 2023 foi um ano produtivo, com dedicação de toda equipe ao aprendizado da comunidade Warao.

O retorno do Projeto Alfabetização Sem Fronteiras está previsto para o próximo dia 19 de fevereiro, após o planejamento e cronograma de ações analisadas e definidas pelas instituições parceiras, dentre elas o transporte dos Warao, material escolar e fardamento e a participação dos educadores e professores de Espanhol.