Semcaspi promove Baile de Carnaval para idosos do Serviço de Convivência

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, participou na manhã desta sexta-feira (09), junto ao secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Allan Cavalcante, do Baile de Carnaval para os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O evento aconteceu na sede da Semcaspi, centro da cidade.

Cerca de 250 assistidos de todos os territoriais da capital, participaram da festa que tem como objetivo proporcionar momentos de convivência e lazer para as pessoas assistidas pelos serviços referenciados pelos CRAS.

Para Dr. Pessoa, a participação dos idosos na festa carnavalesca ajuda a valorizar esse público e promove a inclusão.

“Foi um momento agradável e firme nesta reunião da alegria. Foi muito lindo. Foram esses idosos que ajudaram a construir Teresina! Muitos renegam essa tratativa, mas foram essas pessoas que fizeram muito e continuam fazendo por nossa capital”, ressalta.

Segundo Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, ações como a festa de carnaval são indispensáveis para a política de assistência social e para o bem-estar do público assistido pelos Centros de Convivência.

“Nós estamos aqui com vários Centros de Convivência reunidos nesta manhã de muita festa, lazer e muita alegria tanto para os idosos como também para os adolescentes. Essas ações de fortalecimento de vínculos são essenciais para a política de assistência social, são iniciativas como essa que contribuem significativamente para a promoção do relacionamento interpessoal e o bem-estar coletivo”, comenta.

Olavo Almeida, chefe da divisão do serviço de convivência da Semcaspi, destaca a importância do serviço para a promoção da saúde mental dos idosos.

“Queremos proporcionar de maneira saudável aos nossos assistidos dos Centros de Convivência esse baile de carnaval, um momento de convivência, de lazer, onde geralmente as pessoas brincam. No geral  a população idosa tende a ficar mais em casa isolada e o nosso serviço tem esse objetivo de inseri-los na comunidade para se encontrarem, terem momentos de convivência, isso previne doenças relacionadas a saúde mental  e com isso, com certeza, eles ganham mais saúde e consequentemente mais longevidade também”, explica.

DIVERSÃO E ACOLHIMENTO

Dona Conceição Damasceno, idosa assistida do Centro de Convivência Silvio Bruno, conta que participar desses eventos é divertido e se sente muito acolhida nas atividades.

“Essa ação é maravilhosa, estou me divertindo muito!  Tira a gente de casa e faz com que participemos de vários tipos de atividades. Tem muitos idosos que vivem só, mesmo estando com os filhos e esse serviço é fundamental, eu me sinto maravilhada de participar e ser acolhida nessas ações”, ressalta a idosa.