Comunidade católica de Olho D’Água do Piauí celebra Quarta-feira de Cinzas

A comunidade católica de Olho D’Água do Piauí, realizou ontem (14), a missa da Quarta-feira de Cinzas na Igreja matriz de Nossa Senhora Das Dores. A missa reuniu dezenas de fiéis e foi presidida pelo padre Nivaldo e Diácono Giovane.

Quarta-feira de Cinzas: Um convite à conversão.

Na Quarta-feira de Cinzas, a Igreja convida seus fiéis para iniciar um tempo de profunda reflexão e mudança interior, a Quaresma. Este período de 40 dias, que é a preparação para a Páscoa, é um chamado à conversão, à mudança de vida e à reconciliação com Deus e com o próximo.

O sinal das cinzas, que os fiéis católicos recebem em nossas frontes, lembra da fragilidade e mortalidade do ser humano. É um convite à humildade, ao reconhecimento de suas falhas e à necessidade de voltar-se para Deus com arrependimento e sincero desejo de mudança.

A Quaresma propõe três pilares fundamentais para essa jornada de conversão: a oração, o jejum e a esmola.

A oração

Dedicar mais tempo à oração permite ao ser humano fortalecer sua relação com Deus, buscar sua orientação e graça para vencer as tentações e os desafios da vida. A oração ajuda a discernir a vontade de Deus para o ser humano e concede força para seguir seus passos.

O jejum

O jejum, mais do que privação alimentar, é um exercício de domínio próprio e de desapego das coisas materiais e ajuda a colocar Deus em primeiro lugar em nossas vidas e a desenvolver a compaixão pelos que sofrem.

A esmola

A prática da esmola convida os fiéis católicos a compartilhar seus bens com os necessitados, cultivando a generosidade e a justiça social. É um gesto concreto de amor ao próximo e de compromisso com a construção de um mundo mais fraterno e solidário.

Ao longo da Quaresma os fiéis católicos são chamados a meditar a Palavra de Deus, participar da liturgia da Igreja e buscar o sacramento da Reconciliação. São momentos que ajudam a crescer na fé, na esperança e na caridade.

Os registros foram fornecidos organização do evento.