Atento ao cenário nacional, o prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, reuniu o secretariado municipal para cobrar medidas de combate às arboviroses. O encontro aconteceu na tarde desta segunda-feira (19), no Salão Nobre do Palácio da Cidade.
O gestor municipal, Dr. Pessoa, destaca a necessidade de um trabalho preventivo contra o mosquito.
“Quase todas as capitais dos estados estão vivendo um momento complicado causado pela dengue. Por isso, não vamos permitir que os hospitais de Teresina fiquem sem espaço devido à falta de ações preventivas. Vamos todos colaborar com a limpeza. Nós já avançamos na drenagem das águas, principalmente nas Zonas Norte e Leste”, completa.
O Diretor Executivo da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), Edmilson Ferreira, destaca: “O lixo e a saúde pública estão intimamente ligados. Principalmente no período chuvoso, os detritos obstruem as bocas das galerias e os canais, fazendo com que a água fique acumulada. O mosquito está por aí, rodando por vários lugares do mundo. Então, vamos realizar um trabalho de limpeza da cidade, que é uma recomendação antiga do prefeito”, conclui.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) alerta que o período chuvoso requer atenção especial em relação a doenças como dengue, zika e chikungunya, por ser uma época propícia para a reprodução de seus mosquitos.
Caixas d’água, cisternas, vasos e bebedouros de animais continuam no topo da lista dos locais onde mais são encontrados focos do mosquito Aedes aegypti.
Em todo o Brasil, o Ministério da Saúde reportou neste ano mais de 500 mil casos prováveis de dengue, quase quatro vezes mais do que o registrado no mesmo período de 2023, que totalizou cerca de 128 mil casos.