A prefeitura municipal de Olho D’Água do Piauí, na pessoa do prefeito Toin Leal, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Saúde, promoveu ontem, terça-feira, (05), no auditório do CRAS, uma roda de conversa com mulheres residentes na sede do município, com o tema “Empoderando Mulheres: Autoestima e Saúde- Um Caminho para o Bem-estar Integral”, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, que iniciou com a educadora física Elma Soares, fazendo o aquecimento de todas no local.
A roda de conversa foi ministrada pela enfermeira e secretária de saúde Antônia Lima Santos (Dira), que destacou a relevância da auto estima feminina e o cuidado com a saúde em um mundo onde as mulheres desempenham papéis diversos e multifacetados.
A Assistente social do município Carla Oliveira, em seu discurso, enfatizou sobre a importância do Disque Denúncia, através do número 180 e que “não é não”, a vontade da mulher tem que ser respeitada.
As mulheres presentes foram homenageadas através de vídeos e com flores, além de participar de uma oficina de pintura em tecidos diversos (pano de prato e toalha), os quais receberam de brinde ao término do evento.
A data que simboliza o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, representa a luta desse público contra a desigualdade salarial, o machismo e a violência. Foi oficializado em 1970 pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Há vários fatos históricos que dizem retratar essa data. Um dos principais é que em 1917 foi realizado um protesto, por mais de 90 mil mulheres na Rússia, intitulado de “pão e paz”. Os objetivos das manifestantes eram conquistar melhores condições de trabalho no setor têxtil e também contra a participação da nação na Primeira Guerra Mundial.