Ponte Estaiada ficará vermelha a partir de hoje para alertar sobre a tuberculose

A Ponte Estaiada João Isidoro França ganha iluminação especial desta quinta-feira (14) até o dia 23 de março, em alusão ao Programa Municipal contra a Tuberculose, desenvolvido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A cor enfatiza tanto o movimento mundial de conscientização sobre as formas de transmissão da doença, como a necessidade de seguir o tratamento de forma correta.

A iluminação da Ponte Estaiada é de competência da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB), da Prefeitura de Teresina.

A FMS realiza busca ativa para identificar casos de tuberculose na população através do trabalho dos agentes comunitários de saúde. Outras ações relacionadas ao programa são as atividades informativas sobre a doença nas Unidades Básicas de Saúde.

Segundo o presidente da ETURB, João Duarte, como a Ponte Estaiada é um dos principais pontos turísticos da cidade, usá-la para fortalecer as campanhas é uma questão de utilidade pública.

“Este é um dos nossos pontos turísticos mais vistos. Muita gente passa por ela no seu dia a dia, portanto não podemos deixar de incluí-la nas campanhas de conscientização. Nosso objetivo aqui é alertar os teresinenses sobre os sintomas, prevenção, diagnóstico e tratamento da tuberculose”, declarou João Duarte.

O coordenador de Iluminação Pública, Paulo Roberto da Iluminação, frisa que o prefeito Doutor Pessoa, por ser médico, sempre foi muito sensível às causas que envolvem a saúde da população. “Dessa forma, seria impossível não participar de uma campanha tão importante, com causas tão nobres como essas”, acrescenta.

Transmissão e sintomas

A principal forma de transmissão da tuberculose é pelo ar, por meio de gotículas liberadas quando pessoas infectadas tossem, espirram ou cospem. Os principais sintomas decorrentes dessa doença são tosse seca, sudorese noturna, palidez, falta de apetite e rouquidão.