[ad_1]
Sessão solene realizada nesta quarta-feira (20), no Cine Teatro da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), comemorou os 44 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), atendendo requerimento apresentado pelo deputado Francisco Limma (PT).
O deputado afirmou que o grande desafio do partido é “mudar o Brasil, mudar o Piauí, mudar os municípios, mas sem mudar de lado, sempre defendendo a classe trabalhadora, os mais pobres, as ditas minorias – mulheres, população LGBT, indígenas, quilombolas, pescadores, comunidades tradicionais. Esses são os grandes desafios que a gente tem”.
Fábio Novo (PT) destacou as ações tomadas em prol do meio-ambiente e da transição energética feitas pelo partido, como do projeto para produção de hidrogênio verde no litoral piauiense. O orçamento participativo, uma forma de a população ser inserida nas discussões de orçamento público e das políticas públicas, também foi salientado pelo parlamentar.
Estiveram presentes na comemoração militantes, novos filiados – que irão concorrer nas eleições municipais de 2024 – e os deputados Franzé Silva (PT), Hélio Rodrigues (PT), Evaldo Gomes (Solidariedade), Elisângela Moura (PCdoB), além de Fábio Novo e Francisco Limma.
O Partido dos Trabalhadores foi fundado em 10 de fevereiro de 1980, em consequência da força do movimento operário no ABC paulista, o qual organizava grandes greves e exigia o retorno de militantes que estavam no exílio. Na fundação estiveram presentes operários, intelectuais, militantes e comunidades eclesiais de base – ligadas à Igreja católica e às ideias da teologia da libertação.