A Secretaria Municipal de Educação (Semec) iniciou, no Centro de Formação Professor Odilon Nunes (Cefor), que fica no centro-Norte de Teresina, as aulas da nova turma do curso de formação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Voltado para os servidores municipais de Teresina, a ação busca ensinar e disseminar a língua de sinais a fim de proporcionar um atendimento de qualidade a todos os usuários do serviço público municipal.
O professor do curso de Libras, Rafael Alves, explica que as turmas contam com quatro modalidades, que são o nível Básico, Intermediário, nível Avançado e uma turma de Conversação. “Com a reformulação, o curso passa a ter duração de seis meses, ou seja, em 1 ano o servidor faz duas modalidades. Na nova turma há servidores da Rede Municipal de Educação, Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsitos (STRANS) e demais órgãos ligados a Prefeitura”, esclarece.
Com duração de 120h, as aulas, que encerram no mês de julho, ocorrem de segunda a sexta-feira nos turnos manhã e tarde, durante os dois semestres letivos de cada ano. Os editais de lançamento são divulgados no início de cada semestre e as inscrições são realizadas pelos interessados no site da Semec. Neste semestre foram ofertadas 280 vagas distribuídas nas quatro modalidades.
Rafael Alves comenta que, no âmbito escolar, o curso atende professores, pedagogos, diretores e auxiliares de secretaria. “O curso de Libras traz uma importância social, visto que a pessoa surda tem direito de ser assistida na língua materna. Queremos que a Libras seja difundida em todos os setores e que a comunicação com a pessoa surda se torne mais fluida e respeitando o direito delas”, conclui.