Produzir artesanato sustentável a partir de diversos materiais recicláveis foi a proposta desenvolvida nesta semana na Escola Municipal Jornalista João Emílio Falcão, localizada na zona Sul de Teresina. A ação faz parte das atividades da disciplina de Ciências, ministrada pela professora Suziane Raquel, e contou com a participação dos estudantes da turma de 6º ano do Ensino Fundamental.
A atividade teve como intuito promover a consciência ambiental entre os alunos e a comunidade escolar, explorando o encanto pelo artesanato sustentável. Ampliar e fortalecer as práticas sustentáveis com destaque para a importância da reciclagem de diversos materiais.
Papéis inservíveis, palitos de sorvete e papelões foram reutilizados pelos alunos para produção de obras artísticas, com o objetivo de mostrar de que forma o material pode ser reaproveitado, ao invés de ser descartado no lixo, contribuindo para a manutenção do meio ambiente. Os estudantes receberam orientações da designer de interiores Mikaele Oliveira para confecção das peças.
De acordo com a diretora da escola, professora Socorro Silva, a realização da atividade foi algo riquíssimo, pois na forma de arte, estimula-se a criatividade dos alunos além de conscientizá-los sobre a importância da sustentabilidade.
“É muito importante a realização desta ação, utilizando a sustentabilidade como meta para o desenvolvimento de um trabalho alinhado com a proteção do meio ambiente”, disse a diretora.
O engajamento dos alunos nesse tipo de atividade desenvolve diversas habilidades, como a atenção ao detalhe, coordenação motora, senso estético, além de aprenderem sobre o meio ambiente e darem a sua contribuição para a sustentabilidade.