As escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) realizaram solenidades e ações para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, que é celebrado nesta quinta-feira (18). A data foi escolhida para homenagear o escritor brasileiro Monteiro Lobato, conhecido pela criação de diversas obras literárias voltadas para as crianças.
Na Escola Municipal Torquato Neto, localizada no bairro Beira Rio, zona Sudeste de Teresina, foi desenvolvida a 4ª edição da Feira do Livro Torquato (FELITOR), idealizada e desenvolvida pela unidade de ensino com o objetivo de estimular o hábito da leitura. A iniciativa ocorreu nos turnos manhã e tarde e a programação contou com apresentações de histórias e a exposição da feirinha para os alunos, que tiveram a oportunidade de comprar livros infanto-juvenis com preços acessíveis.
“Os estudantes ficaram com brilho nos olhos e encantados ao participarem da feira. Essa ação faz parte do projeto de leitura feito na escola há mais de 10 anos. É muito importante os estudantes participarem ativamente da feirinha e terem contato com as obras literárias para adquirirem o hábito de ler, bem como desenvolverem outras habilidades”, comenta o diretor da Escola Municipal Torquato Neto, professor Francisco Alves.
O CMEI Nossa Senhora da Paz promoveu uma acolhida para celebrar esse momento, na qual os estudantes se caracterizaram de Emília e Visconde de Sabugosa, personagens clássicos do livro Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato. Os CMEIs Planalto Uruguai e Professora Noélia Maranhão também tiveram atividades semelhantes. Já no CMEI Tia Myriam ocorreu um piquenique literário e no CMEI Cecília Meireles as crianças fizeram uma homenagem ao escritor Ziraldo, que criou a obra O Menino Maluquinho.
A diretora do CMEI Ladeira do Uruguai, professora Marquila Ferreira, comenta que foram realizadas, ao longo desta semana, atividades relacionadas ao projeto Alfabetiza Teresina, com o tema “A magia do circo: Psicomotricidade, arte e leitura na educação infantil”. Foram trabalhados livros infantis, com destaque para o Sítio do Pica-Pau Amarelo. “A princípio, as professoras ensinaram sobre a biografia de Monteiro Lobato e mostraram os personagens do livro. Também houve dramatizações e tarefas de recorte e colagem, assim como pintura dos protagonistas da obra literária”, finaliza.