Os alunos das turmas de astronomia e robótica do Programa Cidade Olímpica Educacional (COE), estão se preparando para participar, neste mês, da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que é uma olímpiada prática na qual os estudantes produzem foguetes feitos de papel, canudo, garrafa pet ou tubo de PVS e depois fazem o lançamento.
A MOBFOG, que busca ensinar a ciência de forma lúdica e divertida, é voltada aos discentes do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. A olimpíada é dividida em 5 níveis, no qual as etapas 1, 2 e 3 são destinadas para os alunos do Ensino Fundamental. Participam da fase 4 os estudantes do Ensino Médio e da etapa 5 os discentes do Ensino Médio e Superior.
“Os alunos do COE participarão do nível 3, que é designado para os estudantes matriculados do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Eles precisarão elaborar e lançar foguetes de garrafas-pet movido a água e ar comprimido. Os melhores colocados das fases 3, 4 e 5 são convidados para participar da Jornada dos Foguetes, que acontecerá na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro”, pontua a coordenadora das turmas de astronomia, robótica e física do COE, professora Francisca Regina.
A programação da Jornada dos Foguetes conta com palestras e oficinas práticas sobre astronomia e ciências com especialistas, bem como observação das constelações, apresentação dos alunos e lançamento de foguetes numa pista de pouso. Além disso, os participantes têm a possibilidade de lançar os foguetes produzidos e receber medalhas e troféus.
A professora Francisca Regina comenta que, no dia 09 de março deste ano, as turmas de astronomia e robótica participaram de uma sessão online promovida pela Olímpiada Brasileira de Astronomia (OBA) no auditório do Centro de Formação Professor Odilon Nunes (Cefor). “Durante a sessão, intitulada Planetário Itinerante da OBA, os estudantes e professores receberam uma aula sobre as constelações com imagens transmitidas por um projetor no teto de uma cúpula inflável”, explica.
O COE é um programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) desde 2012 que tem o objetivo de oportunizar aos discentes com desempenho acima da média situações de aprendizagens diferenciadas, visando à preparação para participação em competições acadêmicas de alto nível e reconhecimento nacional.
O COE atende aos sábados, das 8h às 12h, no Cefor, na zona Norte de Teresina, 330 alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental que estudam em escolas da Rede Municipal de Educação. Os estudantes, que foram selecionados por meio teste realizado no final de 2023, recebem aulas das disciplinas de matemática, língua portuguesa, física, química, ciências, astronomia e robótica.