A Escola Municipal Santa Filomena, que fica localizada na zona Rural Leste de Teresina, promoveu uma palestra com o tema “Saúde da mulher na adolescência”. O evento, marcado por informações relevantes sobre o cuidado com a saúde das jovens, foi realizado em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que enviou a psicóloga Denise Layane.
A ação, que ocorreu na escola, está prevista no Projeto Político Pedagógico que aborda a temática de conscientização pela prevenção da violência e abuso sexual de crianças e adolescentes. A data é lembrada em memória da menina Araceli Crespo, estuprada e morta em 18 de maio de 1973. A atividade teve o intuito de promover a conscientização e a prevenção de doenças entre os adolescentes e abordou temas importantes relacionados à saúde física e mental. As alunas participantes puderam tirar dúvidas, compartilhar experiências e receber orientações fundamentais para uma vida saudável.
O público atendido foram as estudantes de 11 a 14 anos da instituição de ensino. Na oportunidade houve a distribuição de absorventes, realizada pelo Programa de Erradicação de Pobreza Menstrual, que é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semec) e a Fundação Municipal de Saúde (FMS), e tem como objetivo disponibilizar kits de absorventes para as alunas que menstruam, entre 10 a 55 anos, matriculadas nas unidades escolares da Rede Municipal de Educação de Teresina.
A diretora da unidade de Ensino, professora Cacilda Moreira Lima, comenta que a ação teve pontos positivos na conscientização das crianças sobre seus direitos, deveres e na alerta para observação em qualquer tipo de atitude suspeita quanto ao tema abordado.