O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, participou na manhã desta segunda-feira (27), no Sesc Cajuína, da abertura do ClimaTHE24 – 2ª Conferência do Clima. A cerimônia contou ainda com a Palestra Magna ministrada pelo vice-prefeito de Fortaleza/CE, Élcio Batista, e pelo ex-secretário de Clima de Niterói/RJ, Luciano Paez, com o tema “Oportunidades de Ação integrada de Biodiversidade e Clima nos Governos Locais do Nordeste”.
A conferência conta com a participação de especialistas, autoridades governamentais, instituições financeiras e universidades, além de sediar o 3º Encontro Regional do ICLEI Nordeste e o CB27, a reunião nacional dos secretários de Meio Ambiente.
Para o prefeito esse é um momento mais que necessário e de urgência para esse tipo de debate. “Estamos vivenciando essa catástrofe que está acontecendo no Rio Grande do Sul, se não cuidarmos agora da nossa mãe natureza, haverá cada vez mais desastres como esses. O evento não é só do estado e sim de toda a sociedade organizada, precisamos fazer juntos alguma coisa pelo meio ambiente, antes que seja tarde demais”, advertiu o Dr. Pessoa.
Durante a conferência do Clima The24, a Prefeitura assinará um acordo para adotar práticas de resfriamento do clima, em mais uma ação de emergência climática. Um será sobre resfriamento e o outro sobre reciclagem.
Durante a cerimônia, o Secretário Municipal de Planejamento, João Henrique Sousa destacou a importância do evento para a capital. “Esse é um momento importante para a Prefeitura de Teresina. Estou extremamente feliz com o resultado inicial do evento e tenho convicção e certeza que muito mais felizes estaremos na conclusão. Vamos debater assuntos de nível local, vamos falar sobre o clima de Teresina, vamos falar do clima do Nordeste e do Brasil.” declarou João Henrique.
Durante os três dias de evento estarão em discussão temas como: “Da COP 16 à COP 30: O Cumprimento das metas globais de Biodiversidade e Clima nas Cidades Nordestinas”; “Conjuntura Atual e Abordagens Inovadoras do Mercado de Carbono”, “Justiça Climática: O Desafio da Adaptação em Territórios Vulneráveis”, “Biodiversidade em Foco – Desafios diferentes, ações conjuntas”; “Outros mecanismos espaciais eficazes de conservação (OMECs): Estratégias e diretrizes de implementação”.
O Secretário Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo reforçou a importância de celebrar o verde. “A gente tem esse espírito de promover a troca de experiências codificadas, o intercâmbio com a sociedade localizada, com a academia, com o setor privado e com as instituições da sociedade civil. Nós temos que plantar agora as políticas públicas que vão dar conta de tornar as nossas cidades mais sustentáveis. É exatamente aquilo que o hino de Teresina diz, quando nós celebramos o hino de Teresina, nós celebramos o verde. E é isso que nós temos que fazer cada vez mais.” conclui Rodrigo Perpétuo.
Programação:
No período da tarde, a programação inicia às 14h, com uma encontro importante que vai abordar “Instrumentos de Financiamento para Biodiversidade e Ação Climática Local”, oferecendo exemplos sobre como projetos sustentáveis podem ser financiados. A mesa de discussão vai ser formada por Karla Lima, secretária de Meio Ambiente de São Luís/MA; Welison Silveira, Secretário de Meio Ambiente de João Pessoa/PB; André Luís Souto Souza, gerente do Departamento de Desenvolvimento Urbano, Cultura e Turismo do BNDES; e Ricardo Soares, gerente Executivo de Negócios da Superintendência Estadual do BNB.
A sessão seguinte vai abordar o tema “Da COP 16 à COP 30: O Cumprimento das metas globais de Biodiversidade e Clima nas Cidades Nordestinas” e conta com a moderação de Rodrigo Perpétuo, secretário Executivo do ICLEI América do Sul, e participantes da discussão Salomar Mafaldo, coordenador geral de Cidades Sustentáveis do Ministério do Meio Ambiente e Antônio da Costa e Silva, diplomata piauiense representante do Ministério das Cidades. Em seguida, o tema ainda segue em debate com João Henrique Sousa, secretário Municipal de Planejamento e Coordenação de Teresina; Roberto Asfora Filho, Vereador do Brejo da Madre de Deus; e José Armando Moura Moraes Júnior, secretário de Meio Ambiente de Serra Talhada. Também estará presente Guilherme Ponce, analista de Sustentabilidade do CDP América Latina, organização sem fins lucrativos que mobiliza investidores e governos com o intuito de acelerar ações para o desenvolvimento sustentável. Os debates e reuniões técnicas encerram às 17h30.
O ClimaTHE24 – 2ª Conferência do Clima de Teresina é um marco na mobilização da ação climática local, destacando a necessidade de uma resposta imediata e coordenada à crise climática. Neste contexto, o evento traz o tema “A cidade que eu quero é verde” e propõe que Teresina abrace o movimento de rearborização e, assim, consiga frear o avanço das ilhas de calor. Para guiar esse trabalho, a cidade já possui o Plano Municipal de Arborização Urbana, construído pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O 3º Encontro Regional ICLEI Nordeste: Biodiversidade e Clima em Foco no Nordeste – Trilhando Caminhos Sustentáveis, tem como objetivo potencializar ações locais e regionais, com uma agenda voltada para o debate e focada na criação de oportunidades de cooperação. Os Encontros Regionais adotam uma abordagem instrumental, baseada em exemplos de boas práticas e intercâmbio de experiências bem sucedidas, proporcionando amplo networking e incentivando parcerias, negócios sustentáveis, cooperação, participação, inclusão e inovação. Permitindo aos governos locais participantes, reconhecer e acessar instrumentos adequados para agir e responder a demandas imediatas na região.