Em 2021, durante a pandemia, o Brasil enfrentou grandes desafios na educação, especialmente na participação das crianças em atividades escolares remotas. Com as aulas presenciais suspensas, a frequência era registrada pelas atividades devolvidas na escola, que eram corrigidas e anotadas no diário de classe. No entanto, a participação era preocupantemente baixa, atingindo apenas 50% em algumas turmas.
Para enfrentar essa situação, a Secretaria Municipal de Educação (Semec), através do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Helena Medeiros, localizado na zona Norte de Teresina, criou em 2021 o projeto “Aluno Presente, Aprende!”, com o intuito de aumentar a participação dos alunos por meio da devolução das atividades e do envolvimento das famílias, que buscavam essas atividades na escola.
O resultado foi surpreendente. A participação no CMEI alcançou índices de 90% a quase 100% em algumas turmas, mostrando que, mesmo em tempos difíceis, a dedicação e o compromisso das famílias e da comunidade escolar podem fazer a diferença. Ao final de cada mês, são premiados os alunos que possuem uma frequência mínima de 85% no bimestre com uma medalha.
A diretora do Centro, professora Adriana Vaz, destaca que neste ano o projeto “Aluno Presente, Aprende!” retornou com o intuito de incentivar e mobilizar também as famílias a trazerem seus filhos de volta às aulas presenciais. Durante a reunião dos alunos no pátio, foram distribuídas medalhas para parabenizar o alunado pelo seu bom desempenho.
“Acreditamos que, assim como nos anos anteriores, o projeto continuará reafirmando a importância da presença dos alunos na escola para o seu desenvolvimento e aprendizado. Estamos confiantes de que com a participação ativa das famílias e o empenho da nossa equipe, continuaremos a oferecer um ambiente de aprendizado acolhedor e eficaz para todas as nossas crianças”, finaliza a diretora.