Estudantes da Rede Municipal de Ensino prestigiam o Salipi

Com o encerramento marcado para o dia 16 de junho, as unidades de ensino da Rede Municipal de Educação de Teresina estão em reta final para visitarem a 22ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi). Nesta sexta-feira (14), estudantes de 31 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) conheceram o evento e participaram de palestras, ações educativas, oficinas, brincadeiras e apresentações artísticas e musicais. No decorrer desta semana, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) levou alunos de 155 unidades de ensino para prestigiaram o Salipi.

Acompanhados da direção e do corpo pedagógico, 25 estudantes do 1º e 2º Período da Educação Infantil do tiveram a chance de conhecer de perto as obras literárias do escritor Ziraldo, que é homenageado pelo projeto de leitura do centro. No encontro, além de comprarem livros com os chequinhos disponibilizados pela Semec, que foram ofertados para 9 mil discentes da Rede, a equipe do CMEI e as crianças realizaram um piquenique para celebrar o passeio.

“Os pequenos amaram o Salipi e foi um momento excelente, em que eles se divertiram bastante com as apresentações, contação de histórias, peças teatrais e na compra de livros e histórias em quadrinhos. Agradecemos muito a Semec por proporcionar esse momento de alegria e lazer para os estudantes”, conta a diretora do CMEI Bom Samaritano, professora Valdênia Rebelo.

Mais do que se divertir, visitar todos os locais do Salipi e comprar livros, os alunos da Escola Municipal Barjas Negri assistiram uma palestra sobre trabalho infantil no estande do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) no evento. No total, 28 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental acompanharam a ação e participaram de uma roda de conversa sobre o tema, dinâmicas e jogos. Ao final do encontro, cada discente recebeu um brinde.

A professora Ana Fabíola, que acompanhou e coordenou a visita das crianças ao Salipi, afirma que essa iniciativa é fundamental para a formação acadêmica e pessoal dos estudantes. “Os alunos se envolveram muito com a palestra e entenderam a definição e a realidade do trabalho infantil no Brasil. Essa ação é muito importante porque conscientiza os alunos sobre essa temática tão relevante na sociedade, assim como auxilia na formação de cidadãos responsáveis e engajados nessa causa”, finaliza.