Projeto Laço Amarelo é realizado na Escola Municipal Parque Itararé

Localizada na zona sudeste de Teresina, a Escola Municipal Parque Itararé realizou com as turmas de 8° e 9° ano, ações do Projeto Laço Amarelo, promovido por meio da Divisão de Assistência ao Educando da Secretaria Municipal de Educação (DAE/Semec) com as psicólogas Priscilla Carvalho e Daniella Costa e assistentes sociais Erika Jaciara e Amanda Martins. O projeto tem como intuito discutir questões relacionadas à saúde mental nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

As discussões apresentadas pretendem trabalhar aspectos cognitivos, emocionais, sociais e comportamentais dos estudantes da Rede Semec, a fim de solucionar questões pessoais que possam interferir no rendimento escolar e permanência do estudante nos ciclos educacionais, contribuindo para um ambiente mais agradável.

Dentre tantas temáticas, a escolhida para este primeiro momento foi Bullying e todo o seu contexto no ambiente escolar. A intenção é que os estudantes de 13 a 15 anos sejam protagonistas de ações que envolvam as outras turmas. E os alunos já estão multiplicando o conhecimento aprendido e refletido nas turmas do Ensino Fundamental I (3° ao 5° ano), através de apresentações com materiais produzidos por eles, estimulando uma boa convivência escolar.

“Enquanto Equipe Gestora participamos de todas as atividades do projeto para que possamos fazer um acompanhamento contínuo com essas turmas junto com os professores que também participaram. Entendemos que após a execução inicial das ações do projeto a mais importante é criar um ambiente de confiança onde os alunos se sintam à vontade para expressar suas vivências e preocupações”, destaca a diretora da Escola Municipal Parque Itararé, professora Luana Costa.