A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Educação (Semec), acredita que a música é uma forma de arte universal que transcende barreiras culturais e linguísticas, proporcionando benefícios que vão além do simples entretenimento.
E é com esse ideal que é realizada às terças e quintas-feiras, na Escola Municipal Raimundo Nonato Monteiro Santana, localizado na Vila Irmã Dulce, as atividades do Coral Semec. O projeto gera impactos positivos na vida dos participantes e na comunidade, com foco especial em crianças e adolescentes.
“Participar do Coral Semec oferece aos indivíduos, especialmente jovens, uma oportunidade única de desenvolvimento pessoal. Através do canto coral, os participantes aprendem habilidades valiosas, como disciplina, trabalho em equipe, autoconfiança e responsabilidade”, destaca a coordenadora do projeto, Luana Costa.
A professora complementa sobre como a prática regular e o comprometimento com os ensaios e apresentações fortalecem o senso de disciplina, enquanto a necessidade de cantar em harmonia com outros membros do coral promove o trabalho em equipe.
“A autoconfiança dos participantes é visivelmente fortalecida à medida que eles se apresentam em público. Superar o nervosismo e a ansiedade de cantar diante de uma plateia é uma experiência transformadora que pode impactar positivamente outras áreas da vida dos jovens, incluindo o desempenho escolar e a interação social”, argumenta a coordenadora.
Além dos benefícios sociais e pessoais, o Coral Semec tem um impacto significativo na educação dos seus membros. Através da música, os participantes são expostos a uma ampla variedade de repertórios, estilos e técnicas vocais, enriquecendo seu conhecimento musical e cultural. A prática do canto coral também melhora habilidades cognitivas, como memória, concentração e raciocínio lógico.
A secretária executiva de Gestão, professora Edileusa Sampaio, é uma grande entusiasta do coral e parabeniza a iniciativa sociocultural. “O Coral exemplifica como a música pode ser utilizada como uma ferramenta poderosa de transformação social e educacional. Através do desenvolvimento pessoal, promoção da inclusão, enriquecimento educacional e impacto comunitário, a atividade transforma a vida dos seus participantes, como também fortalece o tecido social da comunidade. Investir em atividades como o Coral é, portanto, investir em um futuro mais inclusivo, educado e culturalmente rico para todos”, finaliza a secretária.