A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Educação (Semec), está desenvolvendo na Escola Municipal Roberto Cerqueira Dantas, localizada na zona Norte de Teresina, o Plano de Recomposição das Aprendizagens com os estudantes do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental. A iniciativa busca impulsionar a qualidade do aprendizado dos alunos da Rede Municipal de Ensino da capital que apresentam déficits no processo de alfabetização.
“O projeto é desenvolvido por meio de aulas de reforço, que ocorrem no contraturno das aulas regulares dos estudantes e que são marcadas antecipadamente pelos professores. Também oferecemos aos participantes um kit didático, com livro, caderno, lápis e borracha a fim de que eles tenham o melhor aprendizado possível”, explica o diretor da unidade de ensino, professor Marco Antônio Silva.
A Recomposição das Aprendizagens é um conjunto de estratégias de ensino diferenciadas que focam na integralidade da formação e na garantia dos direitos de aprendizagem aos discentes. Na ação são ofertadas a atenção diferenciada para cada aluno a fim de que as necessidades específicas de aprendizagem sejam atendidas.
O projeto conta com duração de seis meses, com previsão de início em maio e término no mês de novembro. O foco do plano são estudantes dos 2º, 3º, 4º e 6º ano do Ensino Fundamental, no qual a recomposição dos discentes do 2° e 3° ano será feita de maio a setembro, enquanto para os alunos do 4° e 6° ano ocorre de maio a novembro deste ano.
“Nosso objetivo é que, a cada bimestre, os estudantes subam dois níveis no processo de alfabetização. Com as atividades lúdicas e ações que são desenvolvidas nas aulas de reforço, tenho certeza de que essa e novas metas vão ser atingidas e todos os alunos serão beneficiados pelo projeto”, finaliza o gestor da escola.