Importante ferramenta para ampliar a participação cidadã dos estudantes na comunidade escolar, o projeto Ouvidoria Escolar foi lançado nesta terça-feira (20). A solenidade ocorreu no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Ruy Leite Berger Filho, bairro Alto da Ressurreição, em Teresina, e foi transmitida por meio das plataformas do Canal Educação.
Resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí, o projeto objetiva promover para os estudantes da rede estadual de ensino ações formativas para exercer a cidadania de forma consciente. “Os estudantes terão ações formativas para entender como funciona uma escuta qualificada e para expressarem suas demandas, sugestões e preocupações de maneira construtiva. A ideia é, a partir destas ações em Teresina, expandir para todo o estado”, declarou o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.
Por meio de formações, eles terão conhecimentos sobre as atribuições da Ouvidoria, como utilizar os canais disponíveis para encaminhar as demandas de forma construtiva em prol da comunidade escolar e da sociedade. As formações serão realizadas em oito escolas de Teresina das Gerências Regionais de Educação: 4ª GRE (zona centro/norte), 19ª GRE (zona sul), 20ª GRE (zona leste) e 21ª GRE (zona sudeste).
A superintendente de Educação Básica e Ensino Superior da Seduc, Viviane Carvalhedo, destacou que o projeto será mais uma ferramenta de protagonismo estudantil. “Hoje iniciamos uma parceria importante com a Ouvidoria Geral do Estado, para oferecer consciência cidadã aos estudantes com relação às questões vinculadas aos serviços de Ouvidoria. A expectativa é atender mais de 2 mil estudantes nas oito escolas Seduc de Teresina, além dos alunos que irão acompanhar pelo Canal Educação para exercer o seu protagonismo”, disse Viviane Carvalhedo.
A Ouvidoria exerce a comunicação entre a população e as instituições, permitindo que eles façam solicitações, reclamações, sugestões, denúncias ou elogios. Segundo o ouvidor-geral do Estado do Piauí, Raimundo Dutra, aproximar a Ouvidoria da comunidade diminui as dúvidas quanto à atuação do órgão e contribui para a participação popular efetiva. “É uma parceria importante com a Seduc, para que a Ouvidoria do Estado alcance os estudantes, no intuito de que eles tomem consciência em relação ao papel da escuta dos serviços públicos e para que possam exercer a sua cidadania plena por meio desse instrumento de participação social”, disse o ouvidor-geral.
A estudante da 1ª série do Ensino Médio de Tempo Integral no curso de Desenvolvimento de Sistemas, Yuli Dauani, aprovou o projeto. “Com as palestras, vamos entender melhor como utilizar as ferramentas de comunicação para fazer sugestões e reclamações, buscando melhorias na nossa escola”, disse a estudante.
No lançamento do projeto, os estudantes acompanharam uma palestra do professor Edmundo Ximenes, gerente de Participação Social da Ouvidoria-Geral, que abordou temas relacionados ao papel da ouvidoria e ao atendimento das demandas da população.