Atletas piauienses de canoagem ganharam 10 medalhas no Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem em Lagoa Santa, Minas Gerais, que encerrou no último domingo (15). São duas medalhas de ouro, sete de prata e uma de bronze. O apoio do Programa Piauí no Pódio, da Secretaria dos Esportes (Secepi), proporcionou aos atletas a viagem até à cidade mineira para as disputas.
No primeiro dia do campeonato, vieram as primeiras três medalhas de prata com Maria Eduarda Alexandre e João Pedro Silva no C1 1000m, na categoria Cadete. Ana Marcela Araújo trouxe a medalha no C1 1000m, na categoria Menor Feminino.
A primeira medalha de ouro veio no segundo dia da delegação piauiense em Lagoa Santa. Maria Eduarda Alexandre e Isabelle Oliveira foram as campeãs no C1 1000m, na categoria Cadete. E a dupla formada por João Pedro Silva e Luís Neto trouxe prata no C1 1000m, Cadete.
Já no terceiro dia, nossos atletas ganharam o maior número de medalhas e de todas as cores. Mais uma vez, as atletas Maria Eduarda Alexandre e Isabelle Oliveira conquistaram o ouro, desta vez no C2 500m. As medalhas de prata vieram com João Pedro Silva no C2 500m, a dupla João Pedro Silva e Luís Neto no C2 500m e com Maria Eduarda Alexandre no C2 200m. A conquista do bronze foi da canoísta Ana Marcela Araújo no C1 5000m, na categoria Menor. Ao todo, 19 atletas representaram o Piauí, sendo 14 da Associação Iporanga de Canoagem, de José de Freitas, e cinco da Associação Parnaibana de Canoagem.
Para a secretária dos Esportes, Josiene Campelo, destacou a continuidade do apoio à modalidade esportiva e comentou o excelente desempenho da delegação do Piauí na competição. “ O fato de trazermos 10 medalhas de um campeonato brasileiro, no local onde foram realizadas as maiores disputas de canoagem do país, com grandes clubes nacionais, é extraordinário. A Escola Iporanga e a cidade de José de Freitas estão de parabéns”, disse.
O presidente da Associação Iporanga de Canoagem, Edivan Lopes, atribuiu o resultado da participação dos seus atletas ao apoio recebido, à preparação dedicada e à superação de desafios. “Conseguimos superar nossa perda, garantimos a segurança dos atletas com um barco a motor e focamos muito nos treinos. Nossa expectativa era trazer medalhas e trouxemos 10”, declarou.