Junior Carvalho lidera em todos os cenários, aponta Amostragem – Folha Piauí

Pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem traz o candidato da situação Junior Carvalho (Progressistas) na liderança absoluta das intenções de voto em Demerval Lobão, município localizado a 34 km de Teresina. Ele conta com o apoio do atual prefeito Ricardo Moura.

Conforme o levantamento, divulgado nesta segunda-feira, 30 de setembro, o candidato progressista lidera em todos os cenários. Na estimulada, considerando apenas os votos válidos – ou seja, excluindo os brancos, nulos e indecisos, Junior Carvalho soma 82,55%. Já seu adversário, Fernando Alves, do MDB, aparece somente com 17,45%. A diferença é de 65,1 pontos percentuais.

Demerval Lobão: Junior Carvalho lidera em todos os cenários, aponta Amostragem  - Imagem 1

Vale destacar que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulga o resultado do pleito considerando apenas os votos válidos.

Estimulada

No recorte estimulado incluindo os brancos, nulos e indecisos, Junior Carvalho (Progressistas) mantém a liderança, sendo citado por 75,67% dos entrevistados em Demerval Lobão; na sequência aparece o candidata do MDB, Fernando Alves, com 16,0% das citações. A vantagem é de 59,67 pontos percentuais.

Aqueles que não souberam ou não opinaram somaram 5,0%; nulos e brancos foram 0,33%. Os entrevistados que indicaram nenhum destes/ninguém foram 3,0%.

Demerval Lobão: Junior Carvalho lidera em todos os cenários, aponta Amostragem  - Imagem 2

Espontânea 

No recorte espontâneo, ou seja, quando o nome dos candidatos que concorrem não são apresentados ao eleitor, Junior Carvalho (Progressistas) soma 70,0%; já o seu opositor, Fernando Alves (MDB) foi mencionado por 13,0%.

Outros políticos foram citados: Porcão com 1,0%; Edilene Alves e Geraldo Junior com 0,33% cada. Os entrevistados que não souberam ou não opinaram foram 11,67%.

Branco ou nulo somou 1,33% e nenhum ou ninguém foram 2,33%.

Cabe reiterar que como esse recorte é espontâneo, nomes que sequer estão na corrida eleitoral são citados pelos entrevistados.

Demerval Lobão: Junior Carvalho lidera em todos os cenários, aponta Amostragem  - Imagem 3

Fernando é o mais rejeitado 

Questionados sobre quem rejeitam na eleição majoritária para Prefeitura de Demerval Lobão, 33% apontaram o candidato Fernando Alves (MDB), portanto, ele possui a maior rejeição entre os concorrentes.

Já Junior Carvalho é rejeitado por 11%. Os que não rejeitam ninguém somaram 12,67%.

Outros 28,33% não souberam ou preferiram não opinar.

Na rejeição espontânea, os demais citados foram: Edilene Alves (5,0%), Porcão (3,0%), Ricardo Moura (3,0%), Geraldo Júnior (1,67%), Su É da Piaçava (0,33%), Francide (0,33%) e Gordão (0,33%).

Demerval Lobão: Junior Carvalho lidera em todos os cenários, aponta Amostragem  - Imagem 4

Expectativa de vitória na eleição 

O levantamento do Amostragem ainda aponta que 78,33% acreditam que Junior Carvalho será o vencedor da eleição de 06 de outubro; enquanto 8,67% apostam em Fernando Alves. Não sabem ou não opinaram somaram 13,0%.

Firmeza na intenção de voto 

Dos entrevistados que demonstraram a intenção de votar no candidato Junior Carvalho (Progressistas),  85,02% apontaram que não mudam, já está decidido. Outros 12,33% sinalizaram que ainda podem mudar. Outros 2,64% não souberam ou não opinaram.

Já em relação aos que manifestaram a intenção de votar em Fernando Alves, 77,08% apontaram que não mudam, já está decidido e 12,33% sinalizaram que ainda podem mudar.

Potencial de transferência de voto 

Em relação ao potencial de transferência de voto do atual prefeito Ricardo Moura, 69,67% apontaram que votariam em um candidato apoiado por ele; 24,33% sinalizaram que não votariam.

Outros 2,33% sinalizaram que dependeria do candidato; enquanto 3,67% não souberam ou não opinaram.

Demerval Lobão: Junior Carvalho lidera em todos os cenários, aponta Amostragem  - Imagem 5

Ficha técnica

A pesquisa entrevistou 300 pessoas de 16 anos ou mais presencialmente em Demerval Lobão, entre os dias 17 e 19 de setembro, tanto na zona rural como na urbana. A margem de erro ficou em 5,54%, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%. Os dados foram registrados na Justiça Eleitoral sob o número PI-04059/2024.

Fonte Portal Meio News