Desde sua fundação em 2017, o Instituto LUSS tem transformado a vida de centenas de famílias que vivem no semiárido piauiense. Com ações focadas no acesso a água potável, segurança alimentar e desenvolvimento econômico, a organização já impactou diretamente mais de 350 famílias, trazendo dignidade e novas oportunidades para essas comunidades vulneráveis.
O presidente do Instituto Luss, Guto Oliveira, ressalta a importância das iniciativas que estão mudando a realidade das famílias da região que sofrem sem o acesso a água. “Implementamos o acesso a água através de dois métodos. Uma delas é a construção de cisternas, garantindo que cada família atendida tenha acesso à água durante todo o ano. A partir daí, expandimos nossas atividades para a implementação de sistemas agroflorestais, que não só fornecem alimentos e aumentam a renda das famílias, mas também ajudam na recuperação do solo e das nascentes. Esse processo aumenta a retenção de água no solo, reduz a necessidade de irrigação e promove um ciclo sustentável de desenvolvimento”, explica Guto.
O trabalho do LUSS acontece durante o ano inteiro, principalmente durante o período do B-R-O-BRÓ, o período mais seco e quente do ano na região, que é do mês de setembro até o dezembro. Apenas em agosto, foram construídas 10 novas cisternas, garantindo que mais famílias tenham água e mais dignidade, mesmo nos momentos mais críticos do clima.
E além da construção das cisternas, os sistemas agroflorestais se destacam como um divisor de águas. “As famílias que participam desse programa cultivam uma diversidade de plantas que não só enriquecem a alimentação, mas também geram renda extra, criando um ciclo virtuoso de desenvolvimento sustentável”, complementa o presidente.
Desde sua criação, o instituto recebe o apoio de empresas que também ajudam no desenvolvimento do projeto no semiárido piauiense. Entre elas, está a Credi-Shop, que desde o início reconheceu a relevância do projeto. “Percebemos que o trabalho do Instituto LUSS é fundamental, pois oferece uma solução real para um dos maiores desafios da região: o acesso à água. Isso nos motivou a apoiar a causa”, afirma Vaniela Alencar, Coordenadora de Marketing da marca.
Esse apoio é essencial para que o Instituto LUSS continue expandindo suas ações. “Graças à Credi-Shop, conseguimos manter nossa estrutura em São Raimundo Nonato e nossa equipe técnica em campo. Isso nos permite implementar programas essenciais que garantem não apenas o acesso à água, mas também a segurança alimentar por meio dos sistemas agroflorestais”, conclui Guto Oliveira.