Após a exoneração de todos os servidores comissionados no começo do mês de outubro, a mesa diretora da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) os nomeou novamente nesta quinta-feira (31). As listas com as readmissões foram publicadas no Diário Oficial da Assembléia (DOA)
. Confira:
As exonerações na Alepi foram oficializadas no último dia 8 de outubro e afetavam cargos de direção, símbolos PL-DIR e PL-S.DIR, de Assessoramento Superior, símbolo PL-DAS, de Assessoramento Parlamentar, símbolo PL-AP-C e de funções gratificadas, símbolo PL-DAI.
Naquela ocasião, o deputado Franzé Silva (PT), presidente do legislativo estadual, informou que a medida se tratava de uma “realocação de servidores comissionados” por conta de uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).
Apesar disso, o conselheiro Kennedy Barros, presidente do TCE-PI, negou a orientação para a exoneração dos servidores comissionados da Alepi e afirmou que a decisão partiu “exclusivamente” da presidência da casa legislativa.
Por sua vez, Franzé Silva rebateu o conselheiro a afirmou que as exonerações tinham amparo legal. “Ele tem todo o direito, ele sabe do que tem o artigo 23 da lei 101. Então entendo que ele possa externar o seu posicionamento da melhor forma que achar conveniente”, afirmou.
Em meio à polêmica, membros do parlamento negociavam uma resolução para o impasse. Na semana passada, o deputado Dr. Vinicius (PT), líder do governo na Alepi, confirmou um entendimento com a mesa diretora para o retorno gradual dos comissionados exonerados.