Piauí brilha nas primeiras competições dos Jogos da Juventude 2024 com duas medalhas de bronze no ciclismo

O Piauí iniciou sua participação nos Jogos da Juventude 2024, realizados em João Pessoa, Paraíba, com destaque no ciclismo, ao conquistar duas medalhas de bronze. As premiações foram obtidas nesta quarta-feira (13), no Centro de Convenções da cidade.

A primeira medalha foi garantida pelo estudante-atleta Antônio Kaio Cavalcante Ferreira, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Dona Rosaura Muniz Barreto, localizado em São Miguel do Tapuio. Ele se destacou na prova de Potência Máxima. A segunda medalha de bronze foi conquistada na prova de Duplas Mistas, em que Kaio competiu ao lado da colega Andreia Marques.

“Estou muito feliz por ganhar essa medalha e contribuir para o quadro de medalhas do Piauí. É um sonho de todo atleta ganhar uma medalha nos Jogos da Juventude. Agradeço ao apoio da Seduc e da Secepi, além de todos que torceram por mim. Temos mais provas pela frente e vamos em busca de mais medalhas”, expressou Kaio Cavalcante.

A equipe piauiense, sob a orientação do técnico William Martins, professor da Secertaria de Educação (Seduc), contou com os atletas Antônio Kaio, Witalu Bento Santos Pereira, da Unidade Escolar Edson Cunha, em Parnaíba; Andreia Monteiro Marques, da E.M. Martinho de Sousa Mendes, de São José do Peixe; e Sofia Alencar Ribeiro, da Unidade Escolar Vereador Gonçalo Dias, de Campo Alegre do Fidalgo.

Witalu ficou na 16ª colocação entre mais de 40 competidores, enquanto Sofia Alencar alcançou a 26ª posição na prova feminina. Com os resultados, o Piauí garantiu o 3º lugar na Classificação Geral da prova de Potência Máxima.

Na modalidade ciclismo, os atletas enfrentam o desafio de realizar um sprint de 6 segundos nas disputas masculinas, femininas e de duplas mistas. Eles ainda participarão de provas de ciclismo em velocidade de 500m, Prova por Pontos e Estrada (em circuito) até o próximo sábado (17).

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, comemorou as conquistas e destacou a importância do investimento em programas como o Seduc Esportiva. “Os resultados dos nossos estudantes reforçam a necessidade de oferecer oportunidades e incentivos para que nossos jovens desenvolvam seu potencial e representem o Piauí em competições de grande importância”, afirmou.

Os Jogos da Juventude contam com a participação de 60 estudantes atletas da Seduc, selecionados para formar equipes em 15 modalidades. A Secretaria de Estado da Educação assegurou apoio financeiro para atletas e técnicos da rede estadual. Ao todo, o Piauí está representado por 150 atletas e 30 técnicos, provenientes das redes públicas e privadas, escolhidos durante os Jogos Escolares Piauienses (JEPIs).

A competição, que reúne atletas de 15 a 17 anos da rede pública e privada, abrange modalidades como badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, taekwondo, tênis de mesa e tiro com arco. Organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos da Juventude seguem até o dia 28 de novembro.

image.png