Campanha educativa da SUTRAN leva lições sobre trânsito seguro para as ruas e escolas municipais de Oeiras

Educar, dialogar, envolvendo a comunidade escolar, os agentes e toda a sociedade na promoção de ações que contribuam para um trânsito mais seguro. Com esses objetivos, a Prefeitura de Oeiras, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SUTRAN), realizou, entre os dias 11 e 14 de novembro, a campanha educativa ‘Trânsito Seguro: é a gente que faz’.

A campanha contemplou a realização de blitz educativas nas principais ruas e avenidas da cidade e atividades nas escolas municipais, ministradas pelos agentes de trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) de Teresina, com a colaboração dos agentes da SUTRAN.

A campanha, que representa um avanço no processo de municipalização do trânsito, contou com a parceria da Polícia Militar, com policiais que já atuam na fiscalização de trânsito no município; STRANS/ Teresina, além dos agentes de trânsito de Oeiras, aprovados no concurso público.

Criada em 2023, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SUTRAN) é o órgão responsável pelo gerenciamento técnico e operacional do sistema de transportes e trânsito em Oeiras – 13ª cidade do Piauí a realizar a municipalização do trânsito, que consiste na integração ao Sistema Nacional de Trânsito.

Para assumir as responsabilidades pela gestão do tráfego local, a SUTRAN conta com uma equipe de agentes de trânsito concursados, estrutura física com departamentos, localizada no Mercado Municipal Dona Lili e um sistema de videomonitoramento, com 48 câmeras, instaladas em vias públicas e pontos estratégicos da cidade.

Os trabalhos foram coordenados pelo coronel Osires Azevedo e pelo superintendente da SUTRAN, Jailton Viana, que na última quinta-feira, 14, estiveram reunidos com o prefeito José Raimundo avaliando a efetividade da campanha.  “Por meio de campanhas como essa, que também contou com a parceria da Polícia Militar, podemos sensibilizar a população sobre hábitos e comportamentos que tornam o trânsito mais seguro”, afirma o prefeito de Oeiras.