Uma reunião no começo da tarde desta sexta-feira, 22, no palácio de Karnak, o governador do Piauí, Rafael Fonteles e a bancada federal piauiense, receberam o deputado federal Hugo Motta(Republicanos), candidato à presidência da Câmara. Segundo consta nos anais de Brasília, uma aliança entre o Centrão, leia-se PP, e o PT do presidente Lula já seria uma realidade, inclusive o presidente Lula já teria agendado com o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira essa reunião ainda neste mês.
Hugo Motta é apadrinhado pelo deputado federal Arthur Lira (PP). O paraibano Hugo Motta caminha a passos largos rumo ao comando da Câmara Federal, a partir do próximo ano. Todos os deputados federais do PT piauiense já declaram voto em Motta.
Fábio Novo Comentou:
O deputado pestista Fábio Novo, segundo mais votado em Teresina pela disputa da prefeitura da capital comentou sobre essa a possibilidade do senador Ciro Nogueira compor a base de apoio do presidente Lula no Congresso e uma “aliança branca” no Piauí. “Ciro traiu Lula, Dilma e moldou seu discurso à extrema-direita! Foi o ministro mais importante de Bolsonaro! Ele sabia do plano para matar Lula?”, disputarou Novo.
“Quando ministro de Bolsonaro ele vetou verbas para o Piauí, prejudicando o Estado, o governo Wellington e os piauienses. Lembra do entrevero com o senador Marcelo Castro? Pasmem, emenda sua vetada para a construção da ala do câncer no HU! A obra agora ficou pronta, graças a Lula!”, disse Fábio Novo discordando dessa união PP e PT.
Em Brasília
Nos bastidores, em Brasília, é dada como quase certa a ida de Artur Lira para o governo. O PP quer o Ministério da Saúde, Lula estaria disposto a entregar o Ministério da Agricultura.
O atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), também é cotado para um ministério. Ele iria para a Justiça, enquanto Ricardo Lewandowiski seria deslocado para a embaixada do Brasil em Portugal.
Dentro desse cenário político que se pinta no país, o governador Rafael Fonteles (PT) e o senador Ciro Nogueira (PP) não estariam mais em campos opostos nas eleições de 2026. Resta agora saber qual partido, lado, pretenção política Ciro disputaria em 26.
Agora só nos resta esperar e ver o desenho político que está sendo costurado nos gabinetes de Brasília.
Veja o vídeo com Rafael Fonteles e Hugo Motta: