O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) realizou, nesta quinta-feira (28), o lançamento da Fase II do Projeto Lean nas Emergências, uma iniciativa promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). O projeto busca melhorar os processos hospitalares, reduzir desperdícios e promover melhorias significativas nos fluxos de trabalho e na qualidade dos serviços prestados à população.
Com ações direcionadas à reorganização dos fluxos hospitalares, o Projeto Lean pretende tornar as emergências e demais áreas do hospital mais eficientes, além de desenvolver estratégias específicas, como o Plano de Capacidade Plena, para lidar com situações de superlotação. A iniciativa também prevê a criação de uma plataforma digital para o compartilhamento de experiências e materiais que auxiliam na qualificação contínua das equipes.
A expectativa é que essas mudanças impactem no tempo de espera e na qualidade do atendimento, aumentando a agilidade das atividades assistenciais e o giro de leitos, ao mesmo tempo em que preserva a permanência média dos pacientes. Essas transformações também visam promover uma experiência mais satisfatória para os usuários e maior motivação para os colaboradores.
O evento contou com a participação dos diretores do HUT, colaboradores das áreas assistenciais e administrativas, além dos representantes do Hospital Sírio-Libanês, Breno Dantas e Thais Falcão. “O sucesso desse projeto depende do comprometimento e colaboração de todos os colaboradores”, ressaltou Breno Dantas.
Em um momento de descontração, os colaboradores encenaram uma peça teatral inspirada nos personagens do filme Divertidamente, representando as emoções que estarão presentes ao longo dessa jornada de transformação, mas ressaltando que a Alegria deve ser o sentimento predominante durante todo o processo. Ao lançar a Fase II do Projeto Lean, o HUT reafirma seu compromisso com a inovação e a qualidade no atendimento.