Prefeito Dr. Pessoa entrega prêmio “Teresa Cristina” a empresas que incentiva igualdade de gênero no mercado de trabalho

Entrega do Prêmio Teresa Cristina (Fotos: Dantércio Cardoso).

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, participou na manhã desta quinta-feira (28), da cerimônia de entrega do prêmio “Teresa Cristina, que reconhece empresas que promovem a equidade de gênero no mercado de trabalho. A 4 ª edição do Prêmio Teresa Cristina é promovida pela Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC).

Dr. Pessoa, destaca a importância do trabalho das empresas, em especial, o reconhecimento do trabalho feminino. “Parabenizamos e agradecemos aos empresários por terem aceito participar desse projeto, encabeçado pelas secretarias de políticas para as Mulheres e a Semdec, e promover ações que dão igualdade e espaço para as mulheres serem inseridas no mercado de trabalho, conformem elas merecem”, falou o prefeito.

A secretária da SMPM, Karla Berger falou do sentimento de poder criar o “prêmio Teresa Cristina” que ela destaca como uma das grandes iniciativas da secretaria da Mulher.

“O prêmio se deu pelo nome da nossa Teresa Cristina, o nome da nossa cidade Teresina. O objetivo é justamente trazer as empresas privadas para dentro da gestão, mostrando a importância do trabalho que a gente faz na secretaria da Mulher e ao mesmo tempo incentivando as empresas a olhar cada vez mais para a equidade de gênero, para a valorização da mulher no mercado de trabalho, uma parceria que a gente faz também com o intuito de fazer com que essas empresas possam abrir vagas no mercado de trabalho para mulheres que nós capacitamos através dos nossos serviços, do Florescer, do Centro de Referência” enfatizou.

Nessa 4ª edição, os participantes do prêmio tiveram a oportunidade de conhecer a Casa da Mulher Brasileira, ver o núcleo de autonomia financeira, e a importância dessa parceria. “Trouxemos as empresas para conheceram o Prodatec, que é o balcão da Mulher da Trabalhadora, e assim pudessem ajudar a Secretaria da Mulher, através da participação das mulheres, como muitas fizeram durante toda essa minha gestão. Então eu sou muito grata, a rede privada de Teresina, todos os participantes, a nossa parceria com a SEMDEC que teve um papel fundamental. Eu finalizo na minha gestão o Prêmio Teresa Cristina com muito entusiasmo, esperando inclusive, e desejando que a próxima gestão veja a importância e dê continuidade a esse prêmio”, destacou Karla Berger.

O Prêmio Teresa Cristina foi criado pelo Decreto nº 22.223, 14 de março de 2022, e é dividido em três categorias: pequena, média e grande empresa. Ao todo 14 empresas receberão o troféu Teresa Cristina por executarem práticas em busca da equidade de gênero dentro do mercado de trabalho.