IPMT reforça importância da saúde mental e a oferta de serviço psicológico no Instituto

Tradicionalmente, o primeiro mês do ano é dedicado à conscientização da saúde mental e já se tornou popularmente conhecido como “Janeiro Branco”. E pensando na manutenção da saúde mental dos servidores, aposentados e pensionistas, o Instituto de Previdência de Teresina (IPMT) reforça o serviço de acolhimento psicológico nas dependências do Instituto.

O serviço, que é ofertado desde 2024, tem o objetivo de ampliar o acolhimento aos funcionários, aposentados e pensionistas do município como uma porta de entrada para um melhor encaminhamento e direcionamento daqueles que procurarem o serviço.

De acordo com a psicóloga do IPMT, Valéria Sousa, o serviço é apenas uma porta de entrada, um diálogo aberto, para aqueles que estão passando por um momento de dificuldade.

“As pessoas precisam entender que hoje a vida está mais corrida e mais estressante. Com o avanço das mídias digitais as relações interpessoais diminuíram e é importante que as pessoas preservem as relações. Uma boa conversa é fundamental para a manutenção da saúde mental”, destacou Valéria.

A psicóloga reforça ainda a importância da prática de atividade física, de uma boa rotina de sono e de boas relações, além de aprender a lidar com situações estressantes, se desligar das telas e viver mais a vida real, reconhecer as emoções e não ter medo de pedir ajuda.

“É importante enfatizar que prestamos apenas um primeiro acolhimento, um bate-papo amistoso, com esclarecimentos e isto não significa, propriamente, um acompanhamento psicológico. Aqui é uma porta de entrada para que nossos beneficiários sejam esclarecidos da importância da saúde mental para a vida, além de reduzir os estigmas e tabus existentes na área”, complementou Valéria.