Zona Sudeste: famílias em situação de vulnerabilidade recebem visita da Defesa Civil de Teresina

Nesta quinta-feira (16), a equipe da Secretaria Municipal de Defesa Civil de Teresina realizou fiscalizações na zona Sudeste da capital, atendendo famílias em situação de vulnerabilidade.

A primeira visita ocorreu na Vila Boa Esperança, onde a equipe esteve na residência da dona de casa, Luana Costa. Com as fortes chuvas dos últimos dias, a casa sofreu graves danos estruturais, parte de uma parede desabou e várias rachaduras se espalharam pela construção.

Segundo Paula da Silva, líder comunitária da Vila Boa Esperança e responsável por acionar o órgão, esse é um caso que demanda urgência. “Parte da parede do quarto já caiu e, por pouco, não atingiu Luana e o filho. Se vier uma chuva mais forte, a casa pode cair. Além deles, ainda vivem no local um idoso deficiente visual e a mãe de Luana, relatou.

Outro caso atendido pela Defesa Civil foi o de Maria Regina de Sousa, moradora do bairro Extrema, também na zona Sudeste. Sua residência apresenta alto risco de desabamento devido às condições precárias da estrutura. Além disso, Maria Regina enfrenta um quadro de esquizofrenia e acumulação compulsiva, o que agrava ainda mais a situação. A família, através da prima, Inácia, solicitou também ajuda para internação ou acompanhamento médico especializado.

O secretário municipal de Defesa Civil, coronel Nunes, destacou a importância dessas visitas e reforçou o compromisso da pasta com a segurança das famílias em risco. “Estamos trabalhando de forma intensiva para identificar, acompanhar e minimizar os riscos enfrentados por essas famílias. Situações como as que encontramos hoje na Vila Boa Esperança e no bairro Extrema são preocupantes e reforçam a necessidade de ações conjuntas entre Defesa Civil, assistência social e demais órgãos. Não vamos medir esforços para garantir a proteção e a dignidade dessas pessoas”, afirmou.

A Defesa Civil de Teresina segue monitorando as áreas de risco e em caso de acidentes causados por precipitações, como alagamentos, deslizamentos e desabamentos é preciso que os moradores avisem a Defesa Civil através do número, 86 99514-2250. O contato também pode ser feito com o Corpo de Bombeiro pelo número 193.