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Agentes de portaria da Prefeitura de Teresina realizarão uma manifestação, em frente à sede do Executivo, para cobrar o pagamento de horas extras pendentes. O ato ocorrerá nesta segunda-feira, 20.
Na oportunidade haverá também uma assembleia setorial liderada pelo SINDSERM (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina). Na reunião “será pautada a abertura de negociação com a PMT, bem como as medidas políticas e judiciais que serão implementadas!, destaca nota divulgada pelo perfil da entidade no Instagram neste domingo, 19.
Conforme também informado pelo sindicato, a Prefeitura se comprometeu, mas não quitou a pendência no prazo estipulado. Segundo o sindicato, o Executivo garantiu que iria repassar os valores na quarta-feira, 15, por meio de uma folha suplementar.
“Mesmo com o desbloqueio dos 96 milhões de reais no início do mês e a solicitação formal do SINDSERM THE, até o momento, o prefeito ainda não efetivou o pagamento referente ao contracheque de dezembro de 2024. As famílias de vários servidores passam necessidade, pois a remuneração é uma verba de caráter alimentar”, acrescenta a nota divulgada pelo SINDSERM.
Entramos em contato com a Prefeitura, através da Secretaria de Finanças, que afirmou que os pagamentos serão feitos nesta terça-feira, 21. Confira a a manifestação da pasta na íntegra:
“A Prefeitura de Teresina vem a público prestar esclarecimentos quanto ao pagamento de horas extras, adicionais noturnos, férias e outras gratificações reclamadas por servidores e prestadores de serviço.
Tão logo se iniciou o ano, tomamos ciência do legítimo pleito desses profissionais.
No entanto, todo começo de gestão demanda procedimentos administrativos necessários à legalidade e à legitimidade dos atos públicos. Assim, nesses primeiros dias do ano, além de trabalhar incessantemente para atender às demandas de nossa Capital, estamos formalizando nomeações de servidores, publicações no Diário Oficial desses atos e conferindo senhas de acesso aos sistemas financeiros aos recém-admitidos.
Vale frisar que os direitos requeridos pelos agentes públicos se enquadram em Despesas de Exercícios Anteriores – DEA, que demandam orçamento específico para seu atendimento.
Hoje, 20 de janeiro de 2025, ocorre a abertura do Sistema Financeiro do Município para realização de empenhos, liquidações e pagamentos.
Cientes da importância do trabalho desses profissionais para o serviço público municipal, foi determinado pelo Prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, que ainda hoje ocorram os trâmites orçamentários para que os recursos estejam disponíveis aos servidores e prestadores de serviço amanhã, 21 de janeiro de 2025.
Por fim, reforçamos nosso compromisso com a nossa cidade, o respeito pelos direitos dos servidores e demais agentes públicos e o caráter democrático e participativo de nossa gestão”.
Fonte Teresina FM