O São Paulo é campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior pela quinta vez. Neste sábado (25), o Tricolor venceu o Corinthians por 3 a 2 no Pacaembu e conquistou a taça da maior competição de base do planeta.
E o roteiro da partida foi de uma superação incrível pelo lado são-paulino. A equipe de Allan Barcellos saiu perdendo por 2 a 0, mas cresceu na reta final do primeiro tempo e conseguiu a virada após o intervalo. Paulinho (duas vezes) e Andrade marcaram para o Tricolor, enquanto Denner e Gui Negão anotaram para o Timãozinho.
A taça coroa uma campanha incontestável do Tricolor, que venceu dez partidas e empatou uma. Individualmente, as notícias para o são-paulino são excelentes da mesma forma. Desfalque na final, Ryan Francisco terminou como artilheiro da competição.
Corinthians e São Paulo se reencontram ainda neste final de semana, mas em uma categoria diferente. No domingo (26), no Morumbis, os times se enfrentam pela quarta rodada do Campeonato Paulista.
Artilheiro de fora
Ryan Francisco, um dos grandes atrativos no forte time do São Paulo, não disputará a grande final. O jogador cumpriu suspensão automática por ter sido advertido com o terceiro cartão amarelo na semifinal da competição, contra o Criciúma.
O jovem foi o artilheiro isolado da Copinha, com dez gols marcados em oito partidas. Dois deles, justamente na semifinal diante do Criciúma.
Novo e velho palco
A sede da grande final da Copinha foi o Estádio Paulo Machado de Carvalho, a agora denominada Mercado Livre Arena Pacaembu. Foi o primeiro teste oficial do estádio após sua reforma, que se iniciou no começo de 2020.
Nas arquibancadas, apenas torcedores do São Paulo. O Tricolor, afinal, fez uma campanha melhor que a do Corinthians nas fases preliminares da competição. A torcida única respeita a legislação do estado de São Paulo, que implementa a medida desde 2016.
Corinthians na frente
Após suportar uma forte pressão inicial do São Paulo, o Corinthians conseguiu ganhar campo e explorar os espaços que lhe eram cedidos. Em uma dessas estocadas, Denner ficou cara a cara com João Pedro e abriu o placar para o Timãozinho.
A jogada começou em passe longo do zagueiro Caio Garcez, que encontrou Denner em profundidade. O lateral cortou para a perna direita e bateu alto para abrir o placar ao Timão.
Timão amplia
Confortável com a vantagem, e encarando um São Paulo que parecia nervoso, o Corinthians não demorou para ampliar a vantagem. Desta vez, com o centroavante Gui Negão, que marcou seu segundo gol nesta Copa São Paulo.
Após novo lançamento longo da defesa corintiana, Nicollas venceu duelo individual com Andrade e escorou para Gui Negão. O centroavante se antecipou ao goleiro e deu belo toque de categoria, por cobertura, para aumentar a vantagem.
São Paulo diminui
Diante do desespero de uma desvantagem por dois gols no placar, o São Paulo conseguiu acalmar as arquibancadas pouco antes do intervalo. Novidade na escalação, Paulinho diminuiu o marcador para o Tricolor Paulista.
O centroavante, que teve a dura missão de substituir o artilheiro Ryan Francisco, subiu com liberdade na pequena área e testou para o gol.
Déja vu?
O São Paulo buscou o gol de empate aos 16 minutos do segundo tempo, em um gol muito similar ao primeiro. Desta vez, quem testou a bola para a rede foi o zagueiro Andrade.
Em novo escanteio cobrado por Alves, Andrade recebeu livre no segundo pau e deu belo cabeceio para o chão. Bem como no primeiro gol, o são-paulino apareceu livre no meio da defesa corintiana.
Virada do São Paulo
Paulinho, o principal escape do São Paulo no primeiro tempo, virou a partida para o Tricolor. Usando a cabeça, como em seu primeiro gol, o centroavante virou o placar para o São Paulo.
Desta vez, a jogada se iniciou com grande lance individual de Alves, pelo lado esquerdo. O meia deixou dois jogadores para trás e cruzou na cabeça de Paulinho, que subiu nas costas da defesa e testou com firmeza no canto de Kauê.
São Paulo 3×2 Corinthians
São Paulo
João Pedro, Maik (Raphinha), Lucas Loss (Osorio), Andrade e Guilherme Reis; Negrucci, Hugo (Samuel [Pedro Ferreira]) e Matheus Alves; Lucca, Lucas Ferreira e Paulinho. Técnico: Allan Barcelos
Corinthians
Kauê; Caipira, Fernando Vera, Caio Garcez e Denner; Pedro Thomas (Caraguá), Bahia (Araújo) e Dieguinho (Richard); Pellegrin (Victor Dourado [Luiz Eduardo]), Nicollas (Lucas Corrêa) e Gui Negão. Técnico: Orlando Ribeiro
Motivo: final da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2025
Data e horário: 25 de janeiro (sábado), às 10h (de Brasília)
Local: Mercado Livre Arena Pacaembu
Árbitra: Marianna Nanni Batalha
Auxiliares: Raphael de Albuquerque Lima e Denis Matheus Afonso Pereira
VAR: Márcio Henrique de Góis
Gols:
Denner (34 min 1ºT) e Gui Negão (40 min 1ºT), para o Corinthians
Paulinho (46 min 1ºT e 21 min 2ºT), Andrade (16 min 2ºT) , para o São Paulo
Cartões amarelos:
Alves e Maik, do São Paulo
Bahia, Pedro Thomas e Nicollas, do Corinthians
Cartões vermelhos:
Fonte Radio Itatiaia