As fortes chuvas colocam cidades do Piauí em estado de atenção, sobretudo aquelas que margeiam grandes rios, como é o caso do Rio Parnaíba. Cidades como Luzilândia, distante 250 Km ao norte de Teresina, causam preocupação aos órgãos de monitoramento de possíveis enchentes. A informação é do boletim desta Quinta-feira, 12 de Abril de 2018, do Serviço Geológico do Brasil – CPRM, colocando esse município piauiense em cota de alerta e atenção para inundações.
O nível em Luzilândia pode passar de cota de alerta para cota de inundação (mais grave) ainda nos próximos dias, atingindo, ainda hoje 5,48 m. As águas do Parnaíba naquela região está em 5,46 m e a situação pode ficar mais crítica quando a marca atingir 5,60 ,m, provocando inundações na cidade. Em Teresina e Timon, a realidade é mais cômoda, onde o rio atinge 4,88 m, o que equivale 2 m a menos do observado no Norte do Piauí.
O boletim ainda destaca a situação de mais cinco municípios do interior do estado do Piauí e do Maranhão que margeiam o Rio Parnaíba – Barão de Grajaú (MA) e Floriano (PI): 6,44 m; Francisco Ayres (PI): 2,36 m; Palmeiras (PI): 4,13 m; Coelho Neto (MA): 6,74 m. Duas cidades próximas ao Rio Poti também são acompanhadas – Prata do Piauí (PI): 6,47 m; e Castelo do Piauí (PI): 4,07.
PREVISÃO DO TEMPO
De acordo com o Climatempo, em Luzilândia, a previsão do tempo para esta quinta-feira (12/04) é de sol com muitas nuvens ao longo do dia, podendo chover a qualquer hora. Para os próximos 10 dias, a expectativa é de redução das chuvas. Já em Teresina, há sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado e com chuva a qualquer hora. Para os próximos dias, repete-se o quadro de Luzilândia.