Na última terça-feira (25), a UNINASSAU Teresina, campus Jockey, inaugurou o projeto Espaço Seguro. A iniciativa faz parte do Programa Ser Mulher e tem o intuito de transformar as Instituições do Ser Educacional em polos de referência para acolher mulheres que são vítimas de violências física e psicológica.
O Espaço Seguro também deve prestar informações sobre os direitos que estas mulheres precisam ter acesso. Ele funciona dentro do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da UNINASSAU Jockey e conta com apoio multidisciplinar de profissionais.
“A função principal é garantir segurança para as vítimas de violência, seja física, verbal, doméstica ou outros tipos. Há apoios jurídico, psicológico e de saúde, com enfermeiros”, afirmou a coordenadora do curso de Enfermagem da Instituição de Ensino Superior (IES) e coordenadora do projeto, Bruna Queiroz.
Segundo Bruna, o intuito é proporcionar um local de acolhimento para as vítimas de violência. “O projeto visa atender colaboradoras, acadêmicas e a comunidade em geral. Temos uma sala mais reservada para que a mulher se sinta segura durante seu atendimento. Já o apoio jurídico visa informar quais órgãos ela deve procurar para ter acesso aos seus direitos”.
A Delegada Chefe da Delegacia Especializada em Feminicídio do Piauí, Nathalia Sampaio Figueiredo, esteve presente na inauguração do Espaço Seguro e reforçou a importância de a IES proporcionar este atendimento. “Vejo de forma extremamente positiva a Instituição chamando para si a responsabilidade da prevenção. Afinal, o conhecimento é uma forma de prevenir a violência. O acolhimento de mulheres vítimas pela UNINASSAU é fundamental, já que elas se sentem sozinhas, sem apoios jurídico e psicológico. De fato, é um exemplo a ser seguido pelas outras Instituições de Ensino Superior”.