Os motoristas e cobradores aceitaram a proposta acertada durante mediação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e decidiram encerrar a greve que durava três dias. Após a assembleia realizada na sede do Sintetro, os representantes do sindicato retornaram ao TRT para formalizar a decisão à desembargadora Liana Ferraz, que mediou as negociações com o Setut. O acordo foi assinado por volta das 18h, dando fim à greve. Os ônibus voltam a circular normalmente a partir de quinta-feira (15).
No início da tarde, uma audiência entre o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários (Sintetro) e o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) foi realizada no gabinete da desembargadora Liana Ferraz, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). O objetivo foi buscar um acordo que possibilitasse o fim da greve dos motoristas e cobradores, que já durava três dias.
Na mediação do TRT, a proposta acertada foi: 6% de reajuste, R$ 650 de ticket de alimentação, R$ 125 de auxílio de saúde. Ficou acordado ainda que os três dias de greve serão repostos em feriados.
De acordo com o presidente do Sintetro, Antônio Cardoso, “a desembargadora e o procurador mandaram a gente fazer essa assembleia e o trabalhador aceitou para não ir para o dissídio.”, disse.
Segundo o presidente do Setut, Edmilson Alves, todo acordo é bom. “O que não é bom é greve e briga. Acabou e a frota retorna 100% amanhã. A população pode ficar tranquila e que amanhã não se fala mais em greve”, declarou.
A desembargadora Liana Ferraz afirmou que o resultado foi positivo. “Todos nós sabemos, tanto o Judiciário, o Ministério Público do Trabalho, os sindicatos, que o bem maior, que é o usuário do transporte coletivo de Teresina, é aquele que mais sofre com esse tipo de paralisação. Graças a Deus a gente conseguiu resolver hoje e resolvemos da melhor maneira possível. O acordo foi homologado com as empresas, com o Setut e também o Sintetro. Todos assinando o acordo para efetivamente voltar à normalidade o transporte coletivo da cidade”, explicou.
De acordo com o superintendente da Strans, Carlos Daniel, pela ordem de serviço, 280 ônibus devem circular amanhã.
“A importância é voltar o transporte para a população. A partir de amanhã deve rodar normalmente a frota que está prevista nas ordens de serviço, que são 281 veículos. Os trabalhadores voltam normalmente e esperamos que a população possa ser atendida”, afirmou.
Antes da proposta no TRT
O presidente do Sintetro, Antônio Cardoso, afirmou que havia um indicativo de que a greve pudesse ser suspensa ainda hoje. A categoria esteve reunida em assembleia para decidir sobre a suspensão ou manutenção da greve.
Durante a audiência, o Setut insistiu no pedido de declaração de ilegalidade do movimento grevista e propôs o reajuste de 5,35%, equivalente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), sem ganhos reais.
Fonte cidadeverde.com