O senador Humberto Costa, presidente do diretório nacional do PT, estará em Teresina no dia 12 de junho. Segundo Gil Kairós, secretário de organização da executiva estadual petista, Humberto Costa participa de encontro com presenças do governador Rafael Fonteles, deputados, prefeitos, vices, vereadores para discussão sobre o alinhamento do projeto nacional do PT com as estratégias estaduais para as alianças com foco nas eleições do próximo ano. Humberto Costa quer partido unido nos acordos políticos, sem caminhos alternativo.

EUA
Fontes próximas ao governo de Donald Trump relataram à CNN Brasil, nesta quinta-feira (28), que os Estados Unidos analisam dezenas de nomes de brasileiros que podem receber sanções, além de autoridades e familiares. Segundo apuração da CNN, a lista inclui funcionários e ex-funcionários do Tribunal Superior Eleitoral e do Supremo Tribunal Federal, além de juízes, advogados e pessoas com formação e atuação de segurança.
EMIRADOS ÁRABES
Nesta quinta-feira (29), durante agenda oficial nos Emirados Árabes Unidos, o governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles, participou da Brazil-UAE Investment Round, em Dubai. A rodada de investimentos reuniu cerca de dez empresas e fundos privados do país árabe, com foco na apresentação de instrumentos financeiros estruturados para projetos estratégicos da região Nordeste do Brasil.

ROYALTIES
Deputados e senadores do Piauí, juntamente com representantes de outros 23 estados brasileiros, apresentarão ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, um documento solicitando que o magistrado paute em plenário a análise de uma decisão liminar da ministra Cármen Lúcia. A medida, em vigor há mais de uma década, impede a redistribuição dos royalties do petróleo de forma mais igualitária entre estados e municípios não produtores. O documento foi apresentado com exclusividade pelo deputado Júlio César (PSD).
HOMENAGEM
O Superintendente Regional do DNIT no Piauí, Ribamar Bastos foi agraciado com o Título de Cidadão Picoense, a comenda e um reconhecimento do trabalho que realizado pelo mesmo à frente do DNIT/PI e do compromisso com o desenvolvimento da cidade de Picos. A honraria foi uma proposição do vereador Chaguinha, na soleinidade estiveram ainda o deputado Severo Eulálio, os amigos da PRF, do 3º BEC e toda equipe do DNIT/PI.

FEMINICIDIO
Com 182 casos registrados entre 2022 e 2025, o feminicídio será tema de audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) nesta sexta-feira (30), às 9h, no Plenário Deputado Waldemar Macêdo. A iniciativa é da presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, deputada Elisângela Moura (PCdoB), e da deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas). Segundo levantamento da Rede de Observatórios da Segurança, o Piauí contabilizou 56 casos de feminicídio apenas em 2024, o que representa um aumento de 32% em relação ao ano anterior. Do total de vítimas, apenas 10% tinham medida protetiva, e 87,85% não haviam registrado boletim de ocorrência.
MULHER
A Coronel Elizete de Lima esta em Mato Grosso do Sul, onde participa da 8º Congresso Nacional Sobre Mulheres na Policia, onde a mesma e uma das 16 palestrantes do evento.

MÉRITO
Emanuellito Costa, chefe de gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa do Piauí, foi homenageado com a Medalha de Honra ao Mérito da Defensoria Pública do Estado. A entrega ocorreu em solenidade realizada nesta quinta (29), no auditório Esperança Garcia, em Teresina.

CIDADANIA
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou, na manhã desta quinta-feira (29), sessão solene para entrega do Título de Cidadania Piauiense ao auditor fiscal Bruno Cardoso Rocha Saraiva Teixeira. A homenagem, realizada no Plenário Deputado Waldemar Macedo, foi proposta pelo deputado João Mádison (MDB). Natural de Fortaleza (CE), Bruno Teixeira foi destacado pelo autor da honraria como um servidor público exemplar e dedicado à gestão fiscal do Estado. “Bruno é um estudioso, com formação sólida. Essa homenagem reconhece com justiça e gratidão os serviços prestados. Esse título simboliza um abraço coletivo da população”, afirmou João Mádison.
PORQUE NAO DO PIAUÍ
O presidente da Federação de Futebol do Piauí (FFP), Robert Brown Carcará, causou polêmica nas redes sociais após presentear o Secretário de Fazenda do Estado do Piauí (Sefaz), Emílio Júnior, com uma camisa do Flamengo do Rio de Janeiro. A entrega ocorreu durante uma visita de cortesia realizada nesta quinta-feira (29), em agradecimento à parceria institucional entre a FFP, a Sefaz e o Governo do Estado no apoio ao futebol piauiense. A escolha do presente, no entanto, gerou forte desaprovação entre torcedores.

FRASE DO DIA
“Estamos oferecendo caminhos seguros e rentáveis para quem deseja investir em uma região com enorme potencial de crescimento. Continuamos impulsionando conexões e parcerias em prol do desenvolvimento da região nordeste”.
Rafael Fonteles em agenda oficial nos Emirados Árabes Unidos
Notas e fotos para a coluna pelo zap (86) 99414-9815