CPI do ROMBO: Silvio Mendes anuncia envio de documentos a CPI e diz que “existem indícios de desvio de dinheiro”

Na manhã desta sexta-feira (13), o prefeito de Teresina,  Silvio Mendes, esteve presente na Escola Municipal Angelim, localizada no bairro Angelim, zona Sul da cidade, para participar de mais uma edição do Câmara em Ação, promovida pela Câmara Municipal de Teresina. Dentre os presentes o presidente da Câmara Municipal de Teresina, Enzo Samuel, além dos vereadores e secretários municipais.

O Câmara em Ação tem como objetivo levar serviços essenciais diretamente à comunidade, promovendo cidadania, acolhimento e acesso facilitado a diversos serviços públicos. Nesta edição, moradores do bairro Angelim, tiveram acesso a uma ampla gama de serviços nas áreas de saúde, assistência social, orientação jurídica, cidadania e muito mais.

Mas nem tudo foi festa, ou ação comunitária para moradores do Angelim. O prefeito Silvio Mendes comentou com jornalistas sobre a criação da terceira CPI em apenas três meses na Câmara Municipal de Teresina, Silvio Mendes negou que irá atuar para dificultar o desenvolvimento das investigações no Legislativo e anunciou que enviou à CPI, que investiga a dívida bilionária da Prefeitura, documentos que apresentam fortes indícios de desvio de dinheiro público no Executivo municipal.

Nesta semana, a Câmara criou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará possíveis irregularidades nos contratos de coleta de lixo e limpeza urbana da capital. Esta é a terceira CPI em andamento. Os vereadores investigam também irregularidades na CPI da Águas de Teresina e na CPI da dívida bilionária deixada por gestões passadas.

Esta última busca esclarecimentos sobre a origem da dívida bilionária detectada pela gestão de Silvio Mendes. No último mês, o gestor revelou que um levantamento do setor financeiro da Prefeitura apontou uma dívida de aproximadamente R$ 3 bilhões, que agora, segundo o próprio prefeito, pode chegar aos R$ 4 bilhões.

Silvio Mendes comentou sobre o diálogo com o vereador Dudu (PT), presidente da CPI das dívidas.

“Tem a CPI da Águas de Teresina, a CPI do Lixo e agora a da situação financeira e fiscal da Prefeitura de Teresina. Conversei com o presidente da CPI da questão financeira, que é o Dudu, e estou enviando para ele o mesmo documento que mandamos para o Tribunal de Contas. Que ele faça bom uso e esclareça quem desviou”, afirmou.

O prefeito cobrou punição para quem tenha cometido eventuais irregularidades:

“Existem fortes indícios de desvio de dinheiro público. Endividaram a Prefeitura como nunca antes, e é preciso que a gente recupere a capacidade de investimento da cidade. É o que todo mundo cobra, e com razão. É preciso que a gestão esteja atenta ao princípio da legalidade”, concluiu.

A população teresinense espera que realmente essas “CPI’s” cheguem aos verdadeiros culpados e as medidas cabíveis sejam adotadas pelos órgãos fiscalizadores.

Veja o que disse Silvio Mendes em levar a CPI até o fim para punir os culpados:

 

Deixe um comentário

Portal MPiauí