O. B.O. Fácil é uma ferramenta importante para reduzir indicadores de violência e melhorar o atendimento à população. Através do número 0800 086 0190, a população poderá fazer registros de boletins de ocorrência, denúncias anônimas e relatar situações de emergência, complementando o serviço oferecido através do 190.
Se antes o cidadão precisava ir a uma delegacia, agora, isso pode ser feito diretamente pelo WhatsApp. Isso facilita a vida da população, que não terá mais a necessidade de se deslocar a uma unidade policial, além de ser mais acessível, principalmente em locais que não tem telefone.

B.O. Fácil: entenda como vai funcionar o boletim de ocorrência via WhatsApp
“O 190 é só onde tem telefone, e nem todo lugar tem, mas todo lugar pode ter internet, seja via satélite ou por outros modos. Isso diminui o sub-registro e a subnotificação, pois permite que mais pessoas manifestem sua dor por meio das redes”, enfatiza Chico Lucas, Secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí.
Vale destacar que as ocorrências poderão ser realizadas por escrito ou por áudio. Assim, caso o usuário não tenha domínio da escrita, ainda assim, poderá fazer seu registro mediante o envio de mensagem de voz.
Se a pessoa não souber escrever, a pessoa manda o áudio, e a inteligência artificial SoberaIA, que já foi implantada, vai transcrever esse áudio. Incluímos todo mundo: quem não tem acesso a telefone, mas tem acesso à internet, e inclui quem não sabe ler e escrever
O governador Rafael Fonteles destacou que a ferramenta, desenvolvida pela Secretaria de Segurança Pública e Universidade Federal do Piauí (UFPI), servirá como auxílio para combater a criminalidade no estado.
“O. B.O. Fácil, sem dúvidas, vai ajudar as forças de segurança, vai melhorar para o cidadão, que terá um canal mais rápido, ágil e seguro para poder fazer as denúncias e relatos de ocorrência de violência, para combatermos com mais agilidade ainda a criminalidade do nosso estado”, comenta o governador.
O professor responsável pela pesquisa e desenvolvimento do BO Fácil, Raimundo Moura, do Departamento de Computação da UFPI explicou que foram analisados dados que pudessem facilitar a comunicação do cidadão com a segurança pública do Piauí. Segundo ele, o contato era feito por meio do Sinesp, do Ministério da Segurança Pública, do Governo Federal, e cerca de 41% das demandas que chegavam, eram recusadas.
“A partir dessas observações, se propôs o registro da informação pelo WhatsApp. É uma ferramenta que, quem tem celular, tem WhatsApp. Basta salvar esse número nos seus contatos para poder se comunicar, o que permite, inclusive, fazer uma denúncia anônima. É um local seguro e aproxima a população”, ressalta o professor.
A ferramenta B.O. Fácil foi desenvolvida por 10 alunos de graduação, dois de mestrado e dois de doutorado, da UFPI, além de pesquisadores e equipes da Segurança Pública do Piauí.
Fonte Portal O Dia