Olho D’Água do Piauí perde sua matriarca dona Amadina Maria Leal

Faleceu na madrugada desta quinta-feira (24), a senhora dona Amadina Maria Leal, mãe do ex-prefeito e líder político de Olho D’Água do Piauí, doutor Antonio Francisco dos Santos.
Nossas condolências a todos os familiares e amigos.

Amadina Maria Leal nasceu em 10 de outubro de 1928, filha de Agostinho José Leal e Guilhermina Maria Leal. Perdeu sua mãe muito cedo, aos seis anos de idade, o que marcou profundamente sua infância. Casou-se ainda jovem, aos 15 anos, e foi mãe de 12 filhos, dos quais criou nove com muito amor, sinônimo de dedicação e firmeza, mulher de fé e força, Amadina além de exímia dona de casa ainda trabalhava como costureira, bordadeira e rezadeira, sendo muito respeitada por sua comunidade. Sua devoção a Nossa Senhora das Dores e sua forte ligação com Juazeiro do Norte a tornaram uma romeira assídua.

Foi justamente em uma confissão feita durante uma romaria em Juazeiro que nasceu a inspiração para a construção de uma capela em sua comunidade . A iniciativa partiu dela, buscando ajuda de voluntários, pedindo ajudas em ofertas, realizando rifas e leilões, resultou na edificação da Capela dedicada à Matriz de Nossa Senhora das Dores e mais tarde a construção de um centro comunitário para acolher os religiosos e catequizar as pessoas da comunidade, fortalecendo ainda mais a sua fé e reforçando seu legado espiritual.

Que a memória de Dona Amadina Maria Leal continue a inspirar gerações, e que seu exemplo de fé e resiliência permaneça vivo nos corações e de todos que tiveram a honra de conhecê-la.
O prefeito do município, Toin Leal, decretou luto oficial de três (03) dias.

Deixe um comentário

Portal MPiauí