OPA leva asfalto às comunidades do Conjunto Murilo Resende e Vila Ferroviária, em Teresina

As comunidades do Conjunto Murilo Resende e da Vila Ferroviária, em Teresina, tiveram um antigo sonho realizado: a pavimentação asfáltica de 13 ruas, uma demanda escolhida pela própria população e executada pelo Governo do Piauí, por meio do Orçamento Participativo Digital (OPA).

Com investimento superior a R$ 1,2 milhão, a obra trouxe mais mobilidade, acessibilidade e qualidade de vida aos moradores. A intervenção atende diretamente uma demanda histórica das comunidades, que conviviam há décadas com poeira, lama, alagamentos e dificuldades de locomoção.

“Foi um sonho realizado para a nossa comunidade, que há mais de 30 anos desejava o asfalto nas nossas ruas”, afirma Arlene Silva, presidente da Associação de Mulheres do Bairro Ilhotas. “Agora, com o asfalto, essa realidade mudou. A água escoa mais rápido, cadeirantes se locomovem melhor, as crianças brincam com segurança, os moradores sentam-se na porta sem sofrer com poeira. O asfalto só trouxe melhoria para o nosso bairro”, comemorou a moradora.

Arlene Silva, presidente da Associação de Mulheres do Bairro Ilhotas
Arlene Silva, presidente da Associação de Mulheres do Bairro Ilhotas

Maria Eugênia, que vive na região há 50 anos, também celebrou a transformação. “Só tivemos ganhos com a vinda do asfalto. Nossos comerciantes vendem mais com a facilidade do acesso que o asfaltou trouxe, os carros de aplicativo agora entram nas ruas, e, o mais importante, foi uma obra que veio da vontade da comunidade e que por meio do OPA conseguimos a execução. Isso não tem preço”, destacou a moradora.

A diretora de Orçamento Participativo da Secretaria do Planejamento, Enia Meneses, destaca o impacto concreto da política pública. “O OPA tem mostrado, a cada entrega, que escutar a população é o caminho mais eficaz para acertar nas ações. Quando a própria comunidade define suas prioridades, o resultado é mais assertivo, transformador e valorizado. É isso que o Governo do Piauí está fazendo, realizando sonhos e garantindo dignidade”, afirmou a gestora.

O Orçamento Participativo Digital é uma iniciativa do Governo do Piauí que permite que entidades comunitárias inscrevam propostas e que a população escolha, por votação online, quais obras e serviços serão executados com recursos públicos. A iniciativa é coordenada pela Secretaria do Planejamento (Seplan), com apoio da Secretaria de Relações Sociais (Seres).

Deixe um comentário

Portal MPiauí