“Diálogo, Modernização e Conflito: uma biografia do Cardeal Dom Avelar Brandão Vilela”. Esse é o título da obra, escrita pelo professor e historiador Grimaldo Zachariadhes, que será lançada no dia 23 de agosto, às 10h, na Academia Piauiense de Letras, em Teresina, no Piauí.
Uma obra de relevância histórica que conta a vida religiosa, política e social de uma das figuras mais importantes da Igreja Católica no século XX. Enquanto arcebispo de Teresina foi um dos pioneiros no processo de modernização da Igreja Católica, tendo participado do Concílio do Vaticano II, em Roma, e presidido a II Conferência Episcopal Latino-Americana em 1968, em Medellín, na Colômbia.
De acordo com Grimaldo, autor do livro, Avelar foi um bispo modernizador, que, mesmo durante uma Ditadura Militar, procurou dialogar com todas as partes: desde os militares, políticos, empresários, mas também com partidos de esquerda, trabalhadores, Movimentos sociais e, inclusive, marxistas. “O seu diálogo envolvia até os protestantes e maçons. Era comum você ver, no período, bispos que eram respeitados pelas esquerdas, os chamados “progressistas”, e outros respeitados pelos militares, chamados de “conservadores”. Entretanto, Dom Avelar conseguia manter contato com os militares e seus opositores e era respeitado por ambos”, explica.
Passado e presente
Alagoano, Dom Avelar Brandão Vilela se tornou padre no estado de Sergipe, depois se tornou bispo em Petrolina, em Pernambuco, arcebispo em Teresina e, por fim, arcebispo e cardeal em Salvador, na Bahia, onde veio a falecer em 1986.
Por sua atuação durante a Ditadura Militar, ele se tornou referência nos dias atuais como exemplo de um bispo moderador. A importância do seu nome se estende até hoje pela forte influência na igreja católica e pelo respeito que ele tinha de todos que conviviam com ele.
“Isso é algo muito difícil de se fazer. Mesmo em uma ditadura, Dom Avelar conseguiu se tornar um mediador e administrar os conflitos que existiam na época. Ele era visto como uma Autoridade Moral que todos – não importava o seu espectro político – paravam para ouvir”, conclui o autor.
Sobre o autor
Historiador de formação, o autor Grimaldo sempre se interessou pelo período da Ditadura Militar. Começou estudando a atuação da Igreja Católica durante o momento histórico e fez mestrado na UFBA sobre a atuação dos jesuítas do CEAS na oposição aos militares na Bahia. Nesse momento, ele reconheceu a história do Cardeal Dom Avelar Brandão Vilela, colocando justamente a biografia do Cardeal em seu doutorado no CPDOC da Fundação Getúlio Vargas (FGV) no Rio de Janeiro.
Além de Doutor em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC-FGV (2018), ele é também Mestre, Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Especialista em Educação pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB).
Serviço
Lançamento do Livro – “Diálogo, Modernização e Conflito: uma biografia do Cardeal Dom Avelar Brandão Vilela”
Quando: 23 de agosto de 2025, às 10h
Onde: Academia Piauiense de Letras (Av. Miguel Rosa, 3300, Centro (Sul).
Quanto: gratuito
Vendas: https://encurtador.com.br/FEmLx
Informações sobre o livro:
ISBN: 978-6556306865
Formato: 23 x 16 x 2 cm
Ano: 2025
Número de páginas: 335
Capa: Comum