A vereadora de Teresina, Fernanda Gomes (Solidariedade), requereu à Câmara Municipal uma autorização para se afastar do mandato pelo prazo de 121 dias. Ela é filha do deputado estadual, Evaldo Gomes (Solidariedade, e está no seu segundo mandato em Teresina.
Conforme a solicitação, a licença terá validade a partir do dia 2 de setembro. Como justificativa, a vereadora informou que a licença tem caráter “estritamente pessoal”. A solicitação foi protocolada na sexta-feira (29) e deverá ser lida em plenário na próxima sessão ordinária.
“A Vereadora Fernanda Gomes requer licença de 121 dias, a partir de 02 de setembro de 2025, para tratar de assuntos de ordem estritamente pessoal, em conformidade com o Regimento Interno da Câmara Municipal de Teresina”, diz um trecho do documento.
Com a ausência da vereadora, o Regimento Interno da Câmara determina a imediata convocação do primeiro suplente do partido para o preenchimento da cadeira no plenário.
Atualmente, o primeiro suplente do Solidariedade é Sheyvan Lima, que deve assumir a vaga na Câmara. Ele disputou as eleições de 2024, conquistando 3.019 votos.
Entretanto, em postagem nas redes sociais, no dia 4 de agosto, o deputado Evaldo Gomes confirmou que o segundo suplente do partido, Ênio Portela, é quem assumirá o posto.
“Durante os quatro meses em que a vereadora Fernanda estará licenciada, Ênio representará nosso partido e contribuirá com os debates e ações para a nossa cidade”, escreveu.
Ênio Portela foi presidente da Fundação Monsenhor Chaves na gestão do ex-prefeito Dr. Pessoa (PRD) e obteve 2.957 votos nas eleições de 2024.
