O ministro do Esporte, André Fufuca (PP), cancelou a agenda oficial no Piauí que ocorreria nesta sexta-feira (5), ao lado do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e do ministro dos Transportes, Renan Filho. A visita aconteceria dois dias após a Federação União Progressista, que reúne União Brasil e Progressistas (PP), ter anunciado a saída do governo Lula e determinado que seus filiados entreguem os cargos ocupados na Esplanada.
Segue confirmada a agenda com os ministros Wellington Dias e Renan Filho. Segundo a programação, os ministros participam às 9h30 da inauguração da ponte sobre o Rio Parnaíba, na BR-330, entre Tasso Fragoso (MA) e Ribeiro Gonçalves (PI). Em seguida, às 12h30, realizam uma visita técnica às obras de duplicação da BR-343, em Teresina, no trecho da Ladeira do Uruguai até a ponte sobre o Rio Poty, próximo ao Contorno Rodoviário da capital.
A decisão da federação, oficializada na última terça-feira (2), prevê punições para filiados que descumprirem a determinação de deixar o governo. O comunicado divulgado destacou que a saída “representa um gesto de clareza e de coerência”. A medida afeta diretamente André Fufuca e Celso Sabino (Turismo), ministros ligados ao Progressistas e ao União Brasil.
Mesmo após o ultimato, Fufuca segue cumprindo normalmente a agenda do ministério. Nesta semana, o ministro assinou acordos de cooperação com o Sebrae, para fomentar a cadeia produtiva do esporte e ampliar o acesso ao crédito, e com a Unifatecie, para capacitação de jovens em games e e-sports.