Dados divulgados pela plataforma Busca Ativa Escolar (BAE), da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), revelam que 10.840 crianças e adolescentes de 4 a 17 anos estão fora da escola no Piauí, no Brasil são mais de 900 mil.
O levantamento mostra que a maior concentração está entre adolescentes de 15 a 17 anos, com 8.660 fora da escola. Em seguida, aparecem os anos iniciais do ensino fundamental, que concentram maiores desafios, com 1.123 crianças sem acesso às salas de aula. Entre 6 e 10 anos são 784 fora da escola, e entre 11 e 14 anos, 273.
Ravena Rosa/Agência Brasil
Apesar do número crianças e adolescentes fora das escolas no Piauí, o mesmo levantamento apontou que mais de 300 mil voltaram para a sala de aula entre os anos de 2017 e 2025 mas que apesar do resultado dados do PNAD Contínua de 2024, apontam que no Brasil ainda existem 933 mil crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos fora das escolas.
No Piauí, o Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Piauí (Gaepe-PI), junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), tem reforçado a importância da adesão e do uso correto do sistema da BAE que busca apoiar os municípios na reintegração de alunos à vida escolar, com prioridade para as etapas inicial e final da educação, mas também chamando atenção para as idades intermediárias, que não podem ser negligenciadas.
Em nota técnica, o Gaepe-PI apresentou nove recomendações às prefeituras para reduzir o abandono escolar. Entre elas, estão campanhas de mobilização e comunicação, acompanhamento da permanência escolar, busca ativa com base no CadÚnico, atuação dos Conselhos Municipais de Educação, apoio de instituições parceiras, implantação efetiva da BAE e articulação intersetorial.
A Secretaria de Educação do Piauí (Seduc) foi procurada para esclarecimentos do número de alunos fora da sala de aula, mas até o fechamento desta reportagem não obteve retorno, o espaço segue aberto para manifestação.