Inmetro lança aplicativo para verificação de selo de qualidade

O consumidor passa a ter agora uma ferramenta digital para verificar se o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) presente no produto é verdadeiro ou falso. O lançamento inicial da ferramenta “Inmetro na Palma da Mão” abrange três produtos: capacetes de motociclistas, extintores de incêndio e cilindros de GNV.

A seleção priorizou itens diretamente relacionados à segurança do usuário, garantindo que a tecnologia seja aplicada primeiro onde o impacto na proteção do consumidor é mais relevante.

Para utilizar a ferramenta, basta apontar a câmera do seu celular para o selo do Inmetro e verificar a autenticidade e conformidade do produto regulamentado. Se o selo for autêntico, você receberá a confirmação imediata no seu WhatsApp por meio da assistente virtual do Inmetro. Caso exista suspeita de falsificação, você será alertado e poderá denunciar diretamente ao Inmetro, através dos canais de atendimento.

De acordo com o diretor geral do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi), Júnior Macedo, essa iniciativa traz mais segurança e confiança para as relações de consumo do Brasil. “Agora se tornou muito mais fácil saber se o selo do produto é verdadeiro ou falso. A iniciativa representa um avanço no uso de tecnologia de ponta, tornando os selos do Inmetro ainda mais seguros e rastreáveis”, ressaltou o gestor.

Segundo o presidente do Inmetro, Márcio André, a partir de agora os selos passam a ser produzidos exclusivamente pela Casa da Moeda do Brasil, com recursos gráficos e digitais que dificultam a falsificação e permitem a conferência imediata por meio de um aplicativo gratuito para smartphones.

“O Inmetro na Palma da Mão coloca à disposição da sociedade um recurso tecnológico de ponta para checar a autenticidade dos produtos, representando um marco no combate à falsificação de produtos regulamentados”, afirmou o presidente.

Disponível gratuitamente para download nas versões Android e iOS, o aplicativo também conta com a assistente virtual Medida, pelo WhatsApp, desenvolvida com tecnologia de inteligência artificial.

Fonte: Portal R10

Deixe um comentário

Portal MPiauí