O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, assinou nesta quinta-feira (9) o contrato e a ordem de serviço para início das obras da galeria do Torquato Neto, na zona Sul da capital. O projeto, orçado em R$ 121,8 milhões, prevê 11 quilômetros de extensão e dois grandes reservatórios para contenção de água das chuvas. A execução está prevista para 36 meses e deve beneficiar cerca de 5 mil famílias.
A assinatura contou com a presença do superintendente da Caixa Econômica Federal no Piauí, Elizomar Guimarães, e de autoridades municipais. A galeria será construída em uma área historicamente afetada por alagamentos, abrangendo os bairros Torquato Neto e Portal da Alegria, e deve solucionar de forma definitiva os problemas causados pelas chuvas intensas.
O superintendente da SDU Sul, José Matheus, destacou que a obra é um marco para a região. “É uma galeria com 11 km de extensão, previsão de execução de 36 meses e dois grandes reservatórios. O valor da obra é de R$ 121.888.000. Cerca de 5.000 famílias serão beneficiadas com essa obra”, afirmou.
O prefeito Silvio Mendes explicou que a licitação enfrentou atrasos e trocas de empresas, mas que agora o projeto está consolidado. “Ela foi licitada, não deu certo, depois licitada novamente. Agora vai para uma empresa de fora, séria, e vai começar logo. Essa galeria vai resolver o problema de 5 mil famílias que sofrem com as consequências dos alagamentos. Vamos acabar com essa história de alagamento naquela região”, disse o prefeito.
O vereador Aluísio Sampaio (PP) ressaltou o impacto social da obra. “É um grande projeto de interesse social que foi desenvolvido para comportar milhares de famílias. Esse problema da água da chuva causou prejuízos e até óbitos. A prefeitura dá um passo importante com essa obra de 121 milhões de reais e certamente essa região vai prosperar com o fim desse problema.”
A galeria do Torquato Neto integra o conjunto de intervenções estruturais que a Prefeitura de Teresina tem buscado viabilizar para reduzir os riscos de inundações e melhorar o sistema de drenagem urbana. Outras obras semelhantes estão previstas para as zonas Leste e Sudeste, como as galerias do Vale do Gavião e da Zona Leste, citadas pelo prefeito como prioridades da atual gestão.
