A Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Entidade Autárquica Teresinense de Desenvolvimento Urbano – ETURB, está intermediando a solução para o problema de iluminação pública na estrada da Taboca do Pau Ferrado, Zona Rural da capital. A obra, executada pela Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans-PI) ainda em 2024, não teve sua ligação autorizada pela Equatorial por problemas técnicos e institucionais. A situação tem causado transtornos e frustração à população da região.
Atendendo à determinação do prefeito Silvio Mendes, o diretor-presidente da ETURB, Vicente Moreira Filho, buscou alternativas para resolver a demanda, com o objetivo de atender à comunidade local independente da obra ser do Governo do Estado. Em parceria com a Equatorial Piauí, equipes técnicas da prefeitura e da concessionária realizaram uma visita ao local, identificando uma solução viável para a energização do trecho. A proposta apresentada pela ETURB foi aprovada pela Equatorial, o que na prática permitirá a ativação do sistema de iluminação.
Durante a vistoria, entretanto, a equipe da Coordenação de Iluminação Pública constatou que cerca de 40% das luminárias instaladas apresentavam defeitos. Diante disso, a ETURB notificou oficialmente a Setrans-PI para que realize os devidos reparos, condição necessária para que o município possa assumir a operação e a manutenção do sistema.
Com essa ação, a Prefeitura de Teresina demonstra seu compromisso em priorizar o bem-estar da população, atuando para solucionar um problema que se arrastava há bastante tempo, proporcionando mais segurança e qualidade de vida aos moradores da Taboca do Pau Ferrado.