O capitão Fábio Abreu participou no ultimo sábado(13) da confraternização do Pelotão Mirim da RONE, um momento de alegria para todos que fazem a institucao, para capitão Fábio Abreu, a proximidade das crianças com a polícia também ajuda na imagem da corporação perante à sociedade. “Nós sentimos isso através do retorno das crianças e dos familiares que estão mais próximos da gente”, observa.
Temos a honra de ser convidados pelo Sargento Willame coordenador do projeto, para esse evento ja que fomos um dos maiores incetivadores do Pelotão Mirim, é sempre um prazer estamos aqui conversando com as crianças e vendo em seus olhos o futuro para o qual as mesmas estão sendo preparadas. Feliz em participar deste momento de de integração e alegria realizado no Batalhão RONE, destacou o capitão Fábio Abreu.













Sobre Pelotão Mirim da RONE
O Pelotão Mirim atende 500 crianças, jovens e adolescentes carentes de 7 a 14 anos, de ambos os sexos.
Esta iniciativa existe desde agosto de 2010 e têm como coordenadores os sargentos Willame Viana e Júlio Cesar. Segundo a coordenação, o projeto surgiu a partir da iniciativa do capitão Fábio Abreu, comandante da RONE, que recorreu ao pelotão buscando uma solução para a violência, uso de drogas e a desobediência constantes na região.
Existem cinco pelotões formados por 100 crianças e adolescentes. Cada pelotão possui um coordenador e quatro instrutores e o projeto não está restrito ao bairro. As crianças e adolescentes vêm de todos as regiões da cidade.
As atividades acontecem aos sábados e dentre os trabalhos realizados, há atividade religiosa, execução do Hino, Ordem Unida e Comandos Coletivos. Também são oferecidas oficinas, capoeira, além de práticas esportivas como futebol, voleibol, handebol e pedagógica. Ao término de cada dia é servido um lanche para todos.
Para integrar o Pelotão Mirim a criança deve ter entre sete e 14 anos e estar matriculada na rede de ensino. As atividades acontecem geralmente aos sábados em escolas públicas ou outros locais, como é o caso da sede do Rone que abriga diversas atividades para as crianças do bairro Matinha e adjacências, Zona Norte da capital.
O projeto tem como eixo central a constituição de espaço de convivência, formação para a participação, cidadania e autonomia da criança a partir dos interesses, demandas e potencialidades desta faixa etária. Oferecemos aos alunos oficinas pedagógicas envolvendo as áreas de música, informática, atividades esportivas desenvolvidas por docentes, técnico-administrativos em educação, estagiários e alunos bolsistas.
O projeto é assistido por pedagogos que buscam desenvolver, a cada mês, uma temática a ser trabalhada com os jovens.