Em entrevista ao Jornal do Piauí nesta terça-feira (23), o deputado Gustavo Neiva (PP) afirmou que os prefeitos piauienses, independentemente de filiação partidária, não vão abrir mão dos recursos oriundos de emendas parlamentares do senador Ciro Nogueira (PP).
“Não tenho dúvida nenhuma de que, se qualquer prefeito, de qualquer partido, seja PP ou do PT, tiver que escolher entre a fidelidade partidária, entre ficar no partido ou receber recursos do senador Ciro Nogueira, todos os prefeitos vão optar por receber os recursos do senador Ciro Nogueira”, disse.
A declaração do parlamentar é uma reação à decisão do deputado Fábio Novo, presidente do diretório do PT no Piauí, que anunciou a suspensão da filiação do prefeito de Cajueiro da Praia, Felipe Ribeiro, e a punição de outros gestores do partido de declararem apoio à reeleição de Ciro Nogueira.
Apesar de preferir não comentar a decisão do PT acerca de apoios para a eleição do próximo ano, Neiva ressaltou que poderá haver reações. Ao citar o pedido de desfiliação do prefeito petista, o deputado progressista sugeriu que outros gestores do partido podem seguir o mesmo caminho.
“Quero aqui me solidarizar com os prefeitos. Tentar emparedar os prefeitos do seu partido para não receber recursos do senador Ciro Nogueira, eu creio que os prefeitos vão optar por receber, até porque eles sabem da necessidade dos municípios, sabem que o senador Ciro Nogueira sempre mandou recursos”, disse.
Por fim, Neiva negou que haja qualquer tipo de barganha política em troca dos recursos e afirmou que o apoio eleitoral recebido por Ciro Nogueira é consequência do trabalho realizado. “Todos os 224 municípios recebem recursos de emendas do senador. Todos os 224 prefeitos vão votar nele? Não!”, argumentou.