Defesa Civil encerra ano com ações estratégicas no enfrentamento à seca no Piauí

Ao longo de 2025, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Defesa Civil (Sedec), intensificou uma série de ações para reduzir os impactos da seca que atingiu grande parte do território piauiense. Em razão da estiagem prolongada, mais de 120 municípios decretaram situação de emergência.

O trabalho da Defesa Civil foi decisivo para garantir abastecimento de água, apoio técnico às prefeituras e maior eficiência na resposta às crises climáticas. Entre as principais iniciativas, destaca-se o Capacita+, projeto pioneiro que leva capacitação técnica aos municípios. A segunda etapa foi concluída em julho, após percorrer os municípios de Picos, Floriano, São João do Piauí e Bom Jesus, reunindo gestores, técnicos e secretários municipais de 103 municípios.

O Capacita+ se consolidou como ponte entre a urgência e a preparação e teve como foco o fortalecimento das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdecs), garantindo mais autonomia e agilidade no acesso a recursos federais, como os da Operação Carro-Pipa.

A capacitação contou com a presença do Coordenador de Reconhecimento Federal da Defesa Civil Nacional, Frederico Santana, que acompanhou as atividades nos quatro polos regionais. Durante os encontros, ele destacou o protagonismo do Piauí no enfrentamento à seca. “Este é um modelo que deve ser replicado em outros estados. A capacitação técnica contínua é o caminho para uma Defesa Civil mais eficiente, ágil e integrada”, afirmou.


O secretário de Estado da Defesa Civil, José Neri, disse que o Capacita+ representa um investimento estratégico. “Estamos capacitando quem está na linha de frente, nas cidades, nos rincões do estado. O S2ID, quando bem utilizado, não é só uma plataforma. Ele salva vidas ao garantir que a ajuda chegue mais rápido a quem mais precisa”, ressaltou.

Além da capacitação técnica, a Sedec também atuou de forma direta no atendimento à população por meio da Operação Carro-Pipa, uma das principais ações de enfrentamento à seca no interior. Em 2025, a operação já recebeu R$ 8 milhões em investimentos, assegurando o abastecimento de água potável em 54 municípios, com o apoio de 193 caminhões-pipa.

Pacto pelas Crianças do Piauí e Defesa Civil alinham ações educativas para  prevenir riscos desde a infância

A Sedec também fez o monitoramento climático contínuo. Dados técnicos apontaram que o Piauí registrou déficit de chuvas superior a 40% da média histórica, agravando o cenário de estiagem e exigindo respostas rápidas e articuladas da Defesa Civil, tanto na fase de preparação quanto na resposta emergencial.

Além das ações imediatas, a Defesa Civil integrou o plano estadual “Água e Vida”, que reúne investimentos estruturantes voltados à segurança hídrica, como perfuração de poços, ampliação de sistemas de abastecimento e soluções emergenciais e permanentes para reduzir a dependência de ações paliativas em períodos críticos de seca.

Como parte dessa estratégia de médio e longo prazo, a Sedec também avançou em obras estruturantes, com destaque para a preparação de projetos e processos de licitação de adutoras em regiões mais vulneráveis à escassez de água. Essas intervenções representam um passo importante na busca por soluções definitivas para o abastecimento humano, reforçando a resiliência dos municípios frente aos efeitos cada vez mais severos das mudanças climáticas.

Deixe um comentário

Portal MPiauí